Como fazer cabelos realistas em pintura

Escrito por f.r.r. mallory | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer cabelos realistas em pintura
Pintar cabelo em um retrato requer uma boa iluminação para ver as diferenças nas cores do cabelo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Pintar cabelos em retratos realistas pode ser bastante difícil para um pintor iniciante. O cabelo em torno de um rosto muitas vezes evoca movimento, estilo, atitude e até mesmo a idade da pessoa na pintura. Fazer o cabelo direito começa por compreender o que você vê quando você olha para ele. Ao se treinar para ver os cabelos como blocos de cor com detalhes em destaque, você pode reduzir o estresse de pensar que precisa pintar cada fio de cabelo. Na verdade, você não deve tentar pintar cada fio de cabelo porque ele vai parecer horrível. Você deve pintar apenas o suficiente dos destaques do cabelo para sugeri-lo. Isso é mais fácil do que você pensa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tintas a óleo
  • Pincel redondo
  • Pincel misturador

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Pinte o fundo em torno das bordas do cabelo. Detalhe pequenas áreas ao longo da borda do cabelo, onde você pode ver o fundo através do cabelo. Pinte o resto do fundo para reduzir o contraste, de modo que quando você iniciar o cabelo será contra o nível do tom que você deseja para o seu fundo.

  2. 2

    Coloque tintas em sua paleta. Suas cores podem incluir: carmim queimado para as sombras, Sienna queimado para tons vermelhos, ocre amarelo para destaques loiros, brancos para destaques. Você pode ter uma tonalidade laranja cádmio se estiver fazendo um cabelo ruivo ou se desejar reflexos avermelhados. Você pode ter tintas azul e preta em sua paleta se for fazer destaques azuis em um cabelo preto. Sua paleta deve ser de cinco cores básicas que você possa misturar na cor do cabelo em geral.

  3. 3

    Pinte a cor mais escura do cabelo ao longo da borda da face. Esta é na verdade a sombra do cabelo que existe entre o rosto e o cabelo. Esta sombra é de aproximadamente 0,6 centímetros de largura em um retrato de tamanho real.

  4. 4

    Pegando mais da sua cor de sombra ou de baixa luz, pinte da orelha para baixo, criando faixas escuras contornando o fluxo do cabelo. Essas faixas são irregulares na espessura e elas podem ou não se conectar à linha de sombras em torno da face. Normalmente, alguns vão se conectar, como se estivessem emergindo da sombra. Procure em sua foto de referência as áreas de sombras mais profundas e calcule sua localização e densidade.

  5. 5

    Adicione a sua cor de sombra secundária ou mais leve para o seu pincel ainda molhado e cheio de tinta. Continue a preencher as áreas sombreadas mais escuras com esta mistura mais leve. Sempre arraste o pincel na direção do fluxo de cabelo para que o seu movimento seja incorporado nas pinceladas. Você deve trabalhar com o pincel molhado para que a sombra não se torne uma linha dura, mas se combine com o topo de sua cor mais clara. O que você quer é que uma diversidade de cores misturadas pareça o mais natural possível.

  6. 6

    Adicione um pouco de sua cor laranja de cádmio se você estiver fazendo tons vermelhos ou vá para a sua próxima cor mais leve. Lembre-se que você pode misturar a cor média de sombra com a cor mais clara para uma cor entre as duas. Siga o mesmo processo de localização das áreas mais claras, deixando algumas partes em branco para as cores muito claras, e preencha as áreas com traços que misturem as cores e que evoquem o movimento do cabelo.

  7. 7

    Pinte algumas de suas cores mais claras em suas áreas de sombra escura e misture bem para dar uma sensação de diferença de cor para a sombra. Adicione suas cores mais claras nas bordas e em direção ao fundo. Você não tem que ser muito preciso. Na medida em que você for para cores mais claras, vai usar linhas menores. Seus traços devem ser da testa para o fundo, seguindo o fluxo natural do cabelo.

  8. 8

    Harmonize ao longo das bordas do cabelo e do fundo com um pincel de mistura limpo. Este geralmente é um pincel macio e redondo. Mova o pincel com a onda ou o fluxo do cabelo, mas apenas emplume as bordas. Você quer que o cabelo pareça desaparecer naturalmente no plano de fundo. Depois harmonize ao longo da testa para fortalecer sua sombra. Seja muito leve ao misturar através do cabelo. Você deve manter suas diferentes cores de tinta e apenas refiná-las.

Dicas & Advertências

  • Depois que a base do cabelo secar, você pode retornar com uma paleta mais clara e dar destaque a alguns fios de cabelo com um pincel fino. Normalmente, menos é mais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível