Casa

Como fazer um cabo de extensão de 220 volts

Escrito por david robinson | Traduzido por leonardo medina
Como fazer um cabo de extensão de 220 volts

Os cabos de extensão levam eletricidade exatamente aonde você precisa

extension cable image by Gudellaphoto from Fotolia.com

Produzir o seu próprio cabo de extensão de 220 volts tem muitas vantagens: você pode escolher o comprimento necessário, a capacidade de corrente própria para a carga que conduzirá e o tipo de cabo adequado para o ambiente onde vai ser usado. Construir e usar o o cabo de extensão correto reduz os riscos choque, incêndio e danos à propriedade que existem quando se usa um cabo inadequado. Ainda assim, criar uma extensão requer um conhecimento básico de eletricidade, dos tipos de cabo e das tomadas disponíveis.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cabo
  • Tomada macho de 220 V
  • Tomada fêmea de 220 V
  • Faca
  • Chave de fenda de eletricista
  • Multímetro digital ou medidor de continuidade

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Estabeleça os requisitos de sua extensão, considerando onde e como será usada, a corrente máxima que vai levar e o tipo de conectores necessários em cada extremidade. Por exemplo, a maioria dos aparelhos feitos para serem ligados a um cabo são equipados com tomadas do tipo de aterramento polarizado. O Código Nacional de Eletricidade declara que eles só devem ser usados com extensões do tipo polarizadas ou de aterramento.

  2. 2

    Compre um cabo de comprimento adequado que atenda às regulamentações locais e nacionais ou às sugestões dos órgão oficiais de segurança de produtos para cabos de extensão utilizados nas condições que você previu. Por exemplo: Um cabo calibre 16 com 100 metros de comprimento suporta correntes de até 10 ampères; Um cabo calibre 14 com 50 metros de comprimento suporta correntes de até 15 ampères; Um cabo calibre 12 com até 100 metros de comprimento suportará uma corrente de até 15 ampères e alimentará com segurança a qualquer ferramenta elétrica.

  3. 3

    Coloque as novas tomadas fêmeas e machos no cabo de modo que 15 ou 18 cm centímetros do cabo passem pelas das caixas das novas tomadas. Passe fio suficiente pelas tomadas para que se possa segurá-lo com segurança enquanto prepara os três fios internos. Para cada tomada, remova aproximadamente 5 cm da capa isolante exterior, evitando danificar o isolamento dos fios internos, e corte cada um dos fios no comprimento necessário para atingir os terminais.

  4. 4

    Desencape as extremidades dos fios usando uma faca ou alicate descascador, de modo que os três terminem com 6 mm de metal exposto. Se o fio for trançado, torça-o firmemente para firmar os fios finos em feixes rígidos.

  5. 5

    Insira os fios desencapados nos terminais. O fio-terra, que normalmente tem metal nu, mas pode ter isolamento verde, deve ser ligado ao terminal GND, ou verde. O fio preto "quente" se liga ao terminal de bronze, e o fio branco "neutro" vai para o terminal de cor prata. Aperte bem a cada parafuso do terminal e, em seguida, corte o excesso de fio que sobrar além dos terminais.

  6. 6

    Verifique que os fios estão ligados aos terminais e, em seguida, fixe o grampo de cabo no ponto do cabo em que toda a cobertura isolante permanece. Verifique se os fios não estão retorcidos, presos ou forçados e, então, monte a caixa do conector.

  7. 7

    Configure o seu multímetro digital para medir a continuidade. Coloque as sondas nos pinos quentes das tomadas macho e fêmea. Um "bip" ou uma leitura de zero na escala indica que eles estão corretamente ligados. Repita entre as duas pontas neutras e, em seguida, nos dois pinos de aterramento. Se todos os três testes mostrarem que os fios estão corretamente ligados, o cabo de extensão está pronto para uso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media