Mais
×

O que é um cabo RGB?

Atualizado em 19 julho, 2017

Um cabo RGB é usado para transferir sinais de vídeo analógico de um dispositivo de vídeo para uma tela. Em uma aplicação típica de home theater, o cabo RGB é referido como componente que usa diferentes métodos para transferir informação de imagens do que outro cabo RGB comum. Os usos mais comuns do cabo RGB são conectar DVD, conectar o PC e câmeras de vídeo na TV, numa HDTV ou em um monitor de computador.

Os tipos de cabo recomendados para se usar (video image by MATTHIEU FABISIAK from Fotolia.com)

Cabos RGB comuns

RGB usam três cores (vermelho, azul e verde) e as misturam com informações de sincronização horizontais e verticais para projetar uma imagem de vídeo completa. Os cabos suportam resoluções comuns e resoluções HD de até 1080i. A fonte de vídeo decodifica, separa os sinais e transfere as cores e informações de sincronização para o display preferido. Como os sinais são transferidos depende do cabo. RGBs usam um único fio componente para separar horizontal de vertical. Eles combinam sincronismo horizontal e vertical, com o fio de cor verde. RGBHV transferem sincronização horizontal e vertical, em dois fios dedicados.

Componente analógico YPbPr

O tipo mais comum de cabo RGB encontrado nos eletrônicos dos consumidores é o componente analógico, ou YPbPr. Essa forma de cabo usa um método diferente de cor e sincronização em relação ao cabo RGB comum. Ao invés de usar vermelho, azul e verde e a transferência V/H, sinais de luma e chroma são utilizados. Isso ajuda a economizar cabos com largura de banda limitada. O fio verde ou Y carrega dados que controla o brilho acromático (sem cor). O azul ou Pb é usado para transportar o sinal de chroma azul enquanto o vermelho ou Pr carrega o chroma vermelho. Componente de cabeamento permite imagens de varredura progressiva, bem como entrelaçado. Esse componente consegue suportar resoluções até 1080i.

Conectores

Cabos RGB típicos usam duas formas de conectores -- BNC e RCA. Conectores BNC são usados principalmente por aplicações profissionais e são comumente encontrados em estações de TV, redes de segurança e outras áreas que não são comuns para o uso do consumidor. O BNC usa um mecanismo de tranca que mantém o cabo no lugar. Conectores RCA são encontrados na maioria dos eletrônicos e home theater dos consumidores.

Qualidade

Apesar de o RGB suportar até 1080i de qualidade, ainda é uma aplicação analógica. Por causa disso, comprimento, proteção e materiais têm todos um efeito sobre a qualidade e intensidade do sinal. Melhores conectores, comprimentos mais curtos, melhor isolamento térmico e blindagem irão melhorar a qualidade da imagem.

Suporte

Componentes de cabeamento não têm largura de banda digital de alta proteção de conteúdo de apoio (HDCP), que é um padrão de proteção de cópia digital. HDCP é usado em cabos de vídeo digital, conteúdo particularmente HD através de HDMI ou DVI. Conversas sobre 1080p sobre analógica foram rejeitadas pela Consumer Electronics Association (CEA), que limita a resolução máxima em vídeo componente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article