O que é um cabo RGB?

Escrito por joey perez | Traduzido por pablo souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um cabo RGB?
Os tipos de cabo recomendados para se usar (video image by MATTHIEU FABISIAK from Fotolia.com)

Um cabo RGB é usado para transferir sinais de vídeo analógico de um dispositivo de vídeo para uma tela. Em uma aplicação típica de home theater, o cabo RGB é referido como componente que usa diferentes métodos para transferir informação de imagens do que outro cabo RGB comum. Os usos mais comuns do cabo RGB são conectar DVD, conectar o PC e câmeras de vídeo na TV, numa HDTV ou em um monitor de computador.

Outras pessoas estão lendo

Cabos RGB comuns

RGB usam três cores (vermelho, azul e verde) e as misturam com informações de sincronização horizontais e verticais para projetar uma imagem de vídeo completa. Os cabos suportam resoluções comuns e resoluções HD de até 1080i. A fonte de vídeo decodifica, separa os sinais e transfere as cores e informações de sincronização para o display preferido. Como os sinais são transferidos depende do cabo. RGBs usam um único fio componente para separar horizontal de vertical. Eles combinam sincronismo horizontal e vertical, com o fio de cor verde. RGBHV transferem sincronização horizontal e vertical, em dois fios dedicados.

Componente analógico YPbPr

O tipo mais comum de cabo RGB encontrado nos eletrônicos dos consumidores é o componente analógico, ou YPbPr. Essa forma de cabo usa um método diferente de cor e sincronização em relação ao cabo RGB comum. Ao invés de usar vermelho, azul e verde e a transferência V/H, sinais de luma e chroma são utilizados. Isso ajuda a economizar cabos com largura de banda limitada. O fio verde ou Y carrega dados que controla o brilho acromático (sem cor). O azul ou Pb é usado para transportar o sinal de chroma azul enquanto o vermelho ou Pr carrega o chroma vermelho. Componente de cabeamento permite imagens de varredura progressiva, bem como entrelaçado. Esse componente consegue suportar resoluções até 1080i.

Conectores

Cabos RGB típicos usam duas formas de conectores -- BNC e RCA. Conectores BNC são usados principalmente por aplicações profissionais e são comumente encontrados em estações de TV, redes de segurança e outras áreas que não são comuns para o uso do consumidor. O BNC usa um mecanismo de tranca que mantém o cabo no lugar. Conectores RCA são encontrados na maioria dos eletrônicos e home theater dos consumidores.

Qualidade

Apesar de o RGB suportar até 1080i de qualidade, ainda é uma aplicação analógica. Por causa disso, comprimento, proteção e materiais têm todos um efeito sobre a qualidade e intensidade do sinal. Melhores conectores, comprimentos mais curtos, melhor isolamento térmico e blindagem irão melhorar a qualidade da imagem.

Suporte

Componentes de cabeamento não têm largura de banda digital de alta proteção de conteúdo de apoio (HDCP), que é um padrão de proteção de cópia digital. HDCP é usado em cabos de vídeo digital, conteúdo particularmente HD através de HDMI ou DVI. Conversas sobre 1080p sobre analógica foram rejeitadas pela Consumer Electronics Association (CEA), que limita a resolução máxima em vídeo componente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível