Mais
×

O que as cacatuas comem?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Existem cerca de 21 espécies de cacatuas. Esta ave tem um grande bico, pernas curtas com pés fortes e plumagem que varia de branco puro com asas amarelas ou rosas claras e caudas e cristas, rosas, cinzas ou pretas. Elas são nativas da Nova Guiné, Indonésia e partes da Austrália, e também podem ser encontradas na Nova Zelândia. Estas aves vivem em florestas tropicais e subtropicais, bem como parques e jardins.

A cacatua pode ser uma praga agrícola na Austrália (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Hábitos

A cacatua é uma ave inteligente, resistente e exigente (em cativeiro). Elas são barulhentas, intensamente ligadas a seu dono e curiosas. As cacatuas podem viver por décadas em estado selvagem e uma ave de estimação bem cuidada vive uma média de 65 anos, mas pode chegar a até 120 anos. Na natureza, as cacatuas se reúnem em grandes bandos em campos abertos e em áreas de plantio para se alimentar. Elas se empoleiram em árvores durante a noite. A dieta da cacatua é bastante variada.

Sementes e grãos

A cacatua come sementes das árvores de eucalipto. As sementes que caem em grande número das árvores de acácia nativas também podem estar no menu da cacatua. Estas aves comem as sementes do kanari e de árvores de feijão preto. Elas também se alimentam de sementes excretadas por casuares, possivelmente porque o alimento foi suavizado através da passagem no intestino da ave maior. O poderoso bico de uma cacatua pode quebrar a casca que esconde a semente da árvore casuarina. A casuarina é uma árvore de aspecto delicado, mas resistente e suas sementes ficam dentro de cones que apenas alguns animais conseguem rachar. A cacatua também come culturas de grãos recentemente germinadas como trigo ou cevada.

Fruto

A cacatua come brotos e frutas da Nonda e banksia, árvores nativa da Austrália cultivadas em jardins. Elas crescem entre 4 m e 15 m de altura e as aves são atraídas pelas flores difusas cor de ouro que contêm o néctar. (A banksia também é chamada de madressilva.) Após um tempo, as vagens de sementes da banksia se abrem como conchas de moluscos. As cacatuas também gostam do fruto da palma curta (Pandanus), uma árvore que cresce até 6 m de altura, tem espinhos afiados nas bordas de suas folhas e produz um fruto vermelho-alaranjado.

Raízes, tubérculos e insetos

A cacatua pode cavar e comer rebentos como inhame. Ela pode desenterrar os rizomas de gengibre, e comer suas folhas mais tenras, caules e flores. Ela também pode desenterrar os rizomas de cúrcuma e comer os rebentos e galhos. As cacatuas também comem insetos e suas larvas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article