on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer cacatuas falarem

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode encorajar uma cacatua a falar e tentar ensiná-la, mas nem todos os papagaios falam. Treinar uma cacatua a falar é um processo que faz uso de muita paciência e persistência. Machos geralmente possuem mais habilidade de fala do que fêmeas.

Instruções

Como treinar sua cacatua (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Programe suas sessões de treinamento com sua cacatua. Idealmente, as sessões de treinamento devem ser de 5 a 10 minutos, com não mais do que três sessões por dia e pelo menos quatro horas de intervalo entre elas.

    Loading...
  2. Escolha uma pequena palavra ou frase na qual você possa focar, como "olá" ou "passarinho bonitinho". Quanto mais simples a frase, mais fácil será para sua cacatua aprendê-la.

  3. Repita a frase ou palavra devagar e claramente. Garanta que sua cacatua possa ver seu rosto e escutar sua voz. Tenha certeza que sua cacatua está confortável, seja dentro ou fora da gaiola, e que não existem distrações no ambiente. Isso a ajudará a manter a concentração em você e no que você está dizendo.

  4. Escute a sua cacatua, e não apenas durante o treinamento. A inflexão ou ritmo da palavra virá primeiro, e então os sons, apesar deste não serem muito inteligíveis no começo.

  5. Recompense sua cacatua com um petisco e aplauda toda vez que ela tentar formar a frase ou palavra. Papagaios são muito perceptivos, então um tom de voz prazeroso e um sorriso são reforços positivos e eficientes.

Loading...

Dicas

  • Cacatuas parecem ser muito boas em mimetizar sons, então talvez você queira começar assoviando, ao invés de ensinar uma frase ou palavra primeiro.

Aviso

  • Nunca castigue ou repreenda sua cacatua. Sempre use a recompensa positiva, porque é muito mais eficiente e também mais fácil para sua ela entender.

Referências

Loading ...
Loading ...