Por que eu caio no sono depois de comer carboidratos?

Escrito por michael o. smathers | Traduzido por bruno manuel silva morais
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Por que eu caio no sono depois de comer carboidratos?
Pão de trigo integral é uma fonte de carboidratos complexos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você estiver adormecendo após as refeições, apesar de ter tido uma noite inteira de sono na noite anterior, você pode precisar de dar uma olhada nos alimentos que você come, e se você tem muitos carboidratos em sua dieta. Eles afetam seus níveis de energia e vigilância. Uma dieta equilibrada de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, irá mantê-lo alerta. Muitos carboidratos podem fazê-lo adormecer ou se sentir fraco após uma rápida explosão de energia. Isso é chamado de um choque de açúcar.

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O que são carboidratos?

Os carboidratos são compostos que contêm sempre alguma relação de carbono, hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio e o oxigênio existem na proporção de 2:1, assim como na água. Os carboidratos são parcialmente responsáveis ​​pela produção de energia no corpo. O hidrato de carbono mais simples, glicose, é dividido em moléculas mais pequenas. A glicose também reage com o oxigênio e, alguns dos átomos de hidrogênio ligam com os átomos de oxigênio para produzir água. A liberação dessas ligações fornece ao corpo energia.

Açúcar no sangue

Quando carboidratos entram no corpo e são repartidos em açúcares simples, eles entram na circulação sanguínea e fazem o pâncreas segregar insulina, um composto que absorve o açúcar no sangue e o envia para as células. Isto faz com que os tecidos extraiam glicose do sangue rapidamente, reduzindo drasticamente os níveis de açúcar. Quando isso acontece, o corpo interpreta o baixo nível de açúcar como um estado de fome, e você começa a sentir-se apático, cansado e irritado.

Carboidratos simples e complexos

Nem todos os carboidratos induzem um choque de açúcar sério. Existem dois tipos de carboidratos, simples e complexos. Os carboidratos simples existem em cadeias de moléculas curtas que podem quebrar facilmente. Eles são, portanto, digeridos rapidamente e se transformam em energia, fazendo com que os níveis de açúcar subam mais rapidamente e que a ocorrência de um choque de açúcar seja provável. Carboidratos complexos, por outro lado, demoram mais tempo a digerir, e portanto, o aumento nos níveis de glicose é mais gradual. Você deve ter mais carboidratos complexos em sua dieta; eles dão-lhe a energia que você precisa sem causar flutuações selvagens em seu nível de açúcar no sangue.

Que alimentos comer

A maioria dos alimentos processados ​​são carboidratos simples. O cozinhar demais e o processamento fazem com que as moléculas do alimento quebrem em vez de permanecer em cadeias complexas. Seu corpo precisa de carboidratos complexos para uma fonte mais segura de energia. Pão de trigo integral, arroz integral, massas, frutas frescas, leite e carne são considerados carboidratos complexos porque suas moléculas convivem com proteína e fibra, tornando-os mais difíceis de digerir.

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