O que é caixa não sincronizada?

Escrito por richard rowe | Traduzido por ale grassi
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O que é caixa não sincronizada?
Caixas não sincronizadas ajudam a manter a marcha inteira (Image by Flickr.com, courtesy of R11)

Caixas não sincronizadas têm salvado transmissões por quase 100 anos e são igualmente vitais nos dias de hoje. Elas são empregadas para facilitar o deslocamento e prolongar a vida útil da transmissão em quase todos as máquinas que usam transmissões não sincronizadas. Isto pode incluir tudo, desde aplicações industriais pesadas ​​até caminhões a diesel e motos esportivas.

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Transmissões não sincronizadas

A maioria dos veículos manuais utiliza um sistema de chapas rotativas dentadas chamadas sincronizadores para facilitar a mudança de marcha quando o motorista não consegue corresponder perfeitamente as RPM (rotações por minuto). O maior problema com sincronizadores é que eles se desgastam muito e, portanto, não são adequados para aplicações de alto torque e alta potência. Os fabricantes de equipamentos industriais de grande porte costumam instalar transmissões não sincronizadas em seus produtos, com a ideia de que o operador será um profissional capaz de mudar a marcha sem a ajuda mecânica do sincronizador.

Seu propósito

Considerando que qualquer motorista bem treinado pode igualar RPM bem o bastante para evitar por completo o uso da embreagem, até mesmo os mais experientes não podem forçar um eixo de entrada em movimento para engatar uma marcha estacionária sem sincronização. Assim sendo, deve haver alguma maneira de parar a rotação da embreagem com sua própria inércia ao engatar a primeira marcha, sendo onde a caixa não sincronizada entra em ação.

Sua função

Caixas não sincronizadas geralmente assemelham-se tanto a freios a tambor e embreagens automotivas. Quando o motorista pisa no pedal da embreagem até o fundo, a caixa não sincronizada se engata para parar a rotação do eixo de transmissão. Qualquer tipo de caixa pode ser operada por um sistema elétrico, hidráulico ou pneumático, mas a maioria está simplesmente ligada ao conjunto de embreagem e utiliza equipamento de fábrica para engatar.

Falha na caixa

Veículos que andam e param muito (como tratores e caminhões) muitas vezes experimentam uma falha prematura na caixa de transmissão. Se alguma vez você esteve em um semáforo ao lado de um desses caminhões e ouviu um barulho metálico alto ao abrir o sinal, provavelmente ouviu o ruído de uma caixa ruim. Caixas gastas podem levar o condutor a forçar a transmissão na primeira marcha, o que é a principal causa de falhas da primeira marcha em máquinas pesadas.

Máquinas leves

Uma vez que as transmissões não sincronizadas são capazes de lidar com mais poder do que os normais, elas são muitas vezes utilizadas em veículos de corrida. Elas podem ser encontradas em motos off-road, esportivas e motoneves. Os mesmos problemas que se aplicam a caixas de uso pesado aplica-se a menores, mas estes tendem a durar mais tempo. Isto é devido ao fato de que motos off-road e motoneves não passam muito tempo no trânsito, mas tem mais a ver com a massa de baixa rotação de sua embreagem menor. A baixa rotação significa que é preciso menos força para parar o seu movimento, o que implica menos desgaste na caixa.

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