Mais
×

Quais são os sintomas de uma junta homocinética quebrada?

Atualizada February 21, 2017

A junta homocinética é uma junta que liga a transmissão de um veículo às suas rodas de giro. Ela tem esse nome porque mantém a mesma velocidade, mesmo enquanto vira junto com as rodas. Essa junta é coberta de graxa é não pode ser exposta a contaminantes externos, como poeira, ou se desgastará rapidamente. As juntas homocinéticas são cobertas por coifas de borracha, mas estas podem rachar e se desgastar.

A junta homocinética ajuda a virar as rodas de um carro (car image by Edvin selimovic from Fotolia.com)

Estalando ou clicando

Se seu carro fizer estalos ou cliques ao fazer curvas, é um sinal certo de que uma junta homocinética está desgastada. Se não tiver certeza se esse é o motivo dos cliques, há um teste que pode confirmar se a junta é a culpada. Vá para um estacionamento vazio, em que tenha bastante espaço livre. Coloque o carro em marcha a ré, vire o volante todo para um lado e ande para trás, em círculos. Faça isso em ambas as direções, esquerda e direita. Se o barulho for mais alto em marcha a ré, ele vem da junta homocinética.

Assovios

A junta homocinética pode estar com tão pouco lubrificante que pode causar um assovio, ou até mesmo um som de rosnado, enquanto o veículo está sendo dirigido. Este ruído é constante enquanto o veículo se move. Há outras causas desses tipos de ruídos, como rolamentos gastos na transmissão.

Vibração

Uma junta homocinética desgastada pode fazer o veículo vibrar. Quando ele se acelera, caso a junta se mova demais, o veículo pode balançar. Mas outros problemas, como calços de motor gastos, também possuem o mesmo sintoma. Uma vibração que piora conforme o veículo acelera também pode ser devido a uma junta homocinética gasta. Se não for a junta, pode ser uma roda que precisa ser balanceada.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article