Mais
×

Como calcular a amperagem de um fusível

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um fusível é colocado em um circuito eléctrico para protegê-lo contra sobrecargas. Em uma peça de equipamento eletrônico, ele pode evitar danos a componentes críticos, impedindo uma sobrecarga. Em residências, ele é projetado para evitar incêndios, fechando a corrente em caso de curto-circuito ou de alta tensão. Usar um fusível de amperagem adequada é importante em ambos os casos. Um fusível subdimensionado irá impedir que a corrente adequada chegue ao seu destino. Um fusível de grande amperagem vai contra o seu propósito original, permitindo que muita corrente flua através de um circuito.

Instruções

Um fusível de dimensões corretas protege circuitos elétricos (Fuse panel image by Charlie Rosenberg from Fotolia.com)
  1. Determine a voltagem operante da fonte de energia.

  2. Determine a quantidade de watts requerida pelo circuito.

  3. Use uma calculadora para dividir o número de watts pela voltagem. No caso de um circuito de 110 volts, usando 1200 watts, o cálculo seria 1200/110 = 10,9 amps. Em um circuito caseiro, um fusível de 15 amperes deveria ser usado nesse circuito. Um de 10 amperes iria "estourar" constantemente até a energia necessária ser entregue e um de 20 amperes iria permitir o sobrecarregamento da fiação criada para uma carga de 1200 watts em um circuito de 110 volts.

Dicas

  • A tensão nominal em casas norte-americanas é de 110 volts. Outras fontes de energia, como baterias, terão sua tensão nominal impressa ou carimbadas na embalagem.
  • Para componentes eletrônicos, a dimensão do fusível deve ser compatível com a amperagem usada o tanto quanto possível sem deixar de fornecer energia ao circuito.
  • O "/" na equação acima, representa o símbolo de divisão.

Aviso

  • Leve a dimensão dos fios em consideração e compare-os com os fusíveis ao criar os circuitos. Passar muita corrente em um fio de dimensões pequenas é perigoso. Veja o link nos Recursos abaixo para guias de ajuda.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article