Mais
×

Como calcular a Média de Notas Cumulativas

Atualizado em 17 março, 2017

O boletim de notas nem sempre é suficiente para determinar o sucesso acadêmico. Estudantes do ensino médio precisam estar cientes de sua média de pontos ao tentar entrar para a faculdade, e os estudantes universitários têm que manter suas médias de notas acima de um certo nível para manter uma posição acadêmica positiva. A média de pontos cumulativos é composta de notas recebidas, bem como o número de créditos obtidos em cada aula.

Instruções

Seja um bom aluno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Use a sua lista de notas e escreva cada letra (sem os sinais de mais ou menos) em uma folha de papel. Ao lado de cada uma destas notas ponha o número de horas de cada aula. Você não vai precisar anotar as horas, se isto for para ensino médio, onde todas as classes são contadas de forma igual.

  2. Traduza (caso seja nota em letra) para valor numérico. Use a seguinte tabela: A é igual a 4 B é igual a 3 C é igual a 2 D é igual a 1 F é igual a 0

    Escreva esses números numa folha de papel.

  3. Multiplique o valor numérico da nota de cada classe pelo número de horas que cada aula valeu. Por exemplo, receber um "B" em sala de aula que valia quatro horas de crédito lhe daria 12 como sua resposta. Depois de ter escrito esses números, para cada classe, some tudo e anote. Este número representa o total de pontos daquela matéria.

  4. Divida o seu total de pontos pelo número total de créditos (horas). Sua resposta estará entre zero e quatro. Essa nota será a média das notas.

  5. Use o método acima para determinar a nota total conseguida durante seu ano letivo e a divida pelo número total de créditos (horas) conseguidos. O resultado final será seu MPC (média de pontos cumulativos).

Dicas

  • Se todas aulas tiverem um mesmo peso, simplesmente divida a nota total recebida pelo número de aulas feitas.

O que você precisa

  • Papel e caneta
  • Calculadora
  • Lista com notas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article