on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular a quantidade de concreto necessária em uma verga

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando se deseja abrir um vão em uma parede, por exemplo, para uma porta ou janela, torna-se necessário construir uma verga, que é uma viga que passa através da abertura e suporta a carga que a parede receberia. Para a construção de tal, uma forma de concreto de tamanho apropriado é necessária para despejar o material da verga antes de içá-lo no lugar.

Instruções

Vigas de concreto em vãos de paredes são estruturas importantes (concrete beams open to blue sky. image by Steve Johnson from Fotolia.com)
  1. Meça o comprimento, a largura e a altura da forma onde o concreto será despejado. Por exemplo, uma janela que mede 1,20 m, com mais 0,30 m adicionais em ambos os lados da abertura, resulta em 1,80 m de comprimento. A parede poderá ter 1,80 m de largura e o espaço 0,30 m de altura.

    Loading...
  2. Multiplique a largura pelo comprimento e pela altura (1,80 m x 0,3 m x 0,15 m, que é igual a 0,081 m³).

  3. Divida o resultado do Passo 2 por 2/3, já que um saco de concreto de 35 kg preenche dois terços de 0,027 m³ (0,081 m³ divididos por 2/3 corresponde a quatro sacos e meio de concreto).

Loading...

Dicas

  • Verifique o rótulo da mistura de concreto para ter certeza de que ela realmente preenche 2/3 de 0,027 m³ por saco. Alguns concretos especiais têm diferentes volumes e vêm em diferentes tamanhos de saco.

O que você precisa

  • Fita métrica

Referências

Loading ...
Loading ...