Triângulos utilizados na arquitetura

Escrito por nicholas ramos | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Triângulos utilizados na arquitetura
Triângulos exercem um papel importante na arquiquetura (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Geometria e arquitetura são duas disciplinas que estão fundamentalmente unidas. Um das mais conhecidas formas geométricas é o triângulo, que é identificado por três ângulos que são unidos através de segmentos de reta para formar uma forma de três lados. As duas formas mais comuns de triângulos utilizadas na arquitetura são equilátero e isósceles.

Outras pessoas estão lendo

Triângulos e arquitetura: características

Triângulos são ferramentas efetivas para a arquitetura e são utilizadas no projeto de construções e outras estruturas por fornecerem força e estabilidade. Quando materiais de construção são usados para formar um triângulo, o projeto possui uma base pesada e o pináculo no topo é capaz de aguentar peso devido à forma como a energia é distribuída ao longo do triângulo. Por esse motivo, muitas casas possuem formato de "A"; esta forma fornece uma robusta estrutura. Os triângulos utilizados na arquitetura datam de mais tempo do que as outras formas comuns à arquitetura, como o domo, o arco, o cilindro e até mesmo a roda. Os mais robustos triângulos são equiláteros e isósceles; sua simetria auxilia na distribuição de peso.

Triângulo equilátero

O triângulo equilátero é de longe o triângulo mais comum utilizado na arquitetura. Um triângulo equilátero possui três lados congruentes e ângulos medindo 60 graus em cada canto. O comprimento dos lados varia. Um exemplo comum de triângulos equiláteros utilizados na arquitetura é o complexo de pirâmides de Gizé no Egito. Cada um dos quatro lados triangulares que formam as pirâmides é um triângulo equilátero. Esse é um exemplo da força do triângulo na arquitetura, estando as pirâmides em pé há mais de 4.000 anos.

Triângulo isósceles

Triângulos isósceles, que possuem dois lados iguais, também são encontrados na arquitetura ao redor do mundo, especialmente na arquitetura moderna de pirâmides. Triângulos isósceles foram usados na arquitetura do prédio leste na Galera Nacional de Arte em Washington, capital dos Estados Unidos. O prédio foi projetado pelo famoso arquiteto I.M. Pei. O estilo arquitetônico utiliza o triângulo isósceles e outras formas geométricas. O prédio leste foi projetado em um estranho pedaço de terra e Pei utilizou um triângulo isósceles também como base do prédio para acomodar a forma do projeto. O prédio Flatiron na cidade de Nova Iorque é um dos arranha-céus mais inovadores do mundo. Esse prédio está construído em um bloco triangular em Manhattan, dando a ele uma forma triangular, especificamente, isósceles. Está em pé há mais de 100 anos, demonstrando a força da arquitetura triangular.

Triângulos escalenos e retos

Um triângulo escaleno é aquele em que todos os lados são incongruentes. Triângulos escalenos não são comumente encontrados na arquitetura. Não há simetria nestes triângulos, causando uma distribuição disforme do peso. Isto é perigoso pois um ângulo possuirá mais peso e pressão em si do que outro. Triângulos retos não são tradicionalmente usados em estruturas características de um construção. Eles são, no entanto, vitais para a construção e seu projeto. Triângulos retos são utilizados para criar cantos perfeitos e linhas retas. Se as paredes e cantos de uma construção estiverem tortos, a construção também ficará dessa forma.

Informação adicional

Triângulos também são utilizados como adornos na arquitetura, não apenas no projeto de fundação. Em igrejas, janelas triangulares são comumente utilizadas assim como molduras de janelas ou em vitrais, possivelmente representando a Santíssima Trindade. A torre Hearst, em Manhattan, utiliza molduras triangulares para adicionar suporte extra para a torre e para emoldurar a estrutura toda do vidro das janelas; ambos triângulos, equilátero e isósceles, foram utilizados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível