×
Loading ...

Como calcular o volume em litros de uma piscina redonda

Atualizado em 05 julho, 2018

Se quiser ter uma piscina limpa, será necessário usar produtos como cloro para limitar o crescimento de bactérias e algas. Mas não precisa exagerar na dose e gastar mais do que o necessário para mantê-la em boas condições de uso. Para saber a quantidade necessária de produtos, você precisa saber o volume da piscina. Conhecer a fórmula para calcular o volume facilita essa tarefa.

Instruções

Calcular o volume de uma piscina pode ser uma tarefa bem fácil (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Meça os diâmetros maior e menor da piscina. O maior é a maior distância de um lado ao outro, e o menor, a menor distância de um lado ao outro, ambos passando pelo centro. Se tiver uma piscina circular, essas distâncias serão iguais.

    Loading...
  2. Divida os diâmetros por dois para obter os raios. Por exemplo, se seus diâmetros maior e menor forem iguais a 4 e 3 m, divida-os por dois, obtendo 2 e 1,5 m.

  3. Multiplique o raio maior pelo raio menor por 3,14 para obter a área da piscina em metros quadrados. Nesse exemplo, multiplique 2 por 1,5 por 3,14, obtendo uma área de 9,42 m².

  4. Encontre a profundidade média da piscina somando a profundidade da parte mais rasa à da parte mais funda e divida por dois. Se a piscina tiver a profundidade constante, pule essa etapa. Por exemplo, se ela começar com 1 m de profundidade e vai até 3,5 m, some 1 a 3,5, obtendo 4,5, e divida por dois, obtendo uma profundidade média de 2,25 m.

  5. Multiplique a profundidade média pela área da piscina para obter o volume em metros cúbicos. Nesse exemplo, multiplique 2,25 m por 9,42 m², encontrando um volume de 21,195 m³.

  6. Multiplique o volume em metros cúbicos por 1.000 litros por metros cúbicos para converter o volume em litros. Terminando o cálculo do exemplo, multiplique 21,915 m³ por mil, encontrando o volume da piscina redonda, que será de 21.915 litros.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...