Casa

Como calcular o volume em litros de uma piscina redonda

Escrito por mark kennan | Traduzido por pamela oliveira
Como calcular o volume em litros de uma piscina redonda

Calcular o volume de uma piscina pode ser uma tarefa bem fácil

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Se quiser ter uma piscina limpa, será necessário usar produtos como cloro para limitar o crescimento de bactérias e algas. Mas não precisa exagerar na dose e gastar mais do que o necessário para mantê-la em boas condições de uso. Para saber a quantidade necessária de produtos, você precisa saber o volume da piscina. Conhecer a fórmula para calcular o volume facilita essa tarefa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Meça os diâmetros maior e menor da piscina. O maior é a maior distância de um lado ao outro, e o menor, a menor distância de um lado ao outro, ambos passando pelo centro. Se tiver uma piscina circular, essas distâncias serão iguais.

  2. 2

    Divida os diâmetros por dois para obter os raios. Por exemplo, se seus diâmetros maior e menor forem iguais a 4 e 3 m, divida-os por dois, obtendo 2 e 1,5 m.

  3. 3

    Multiplique o raio maior pelo raio menor por 3,14 para obter a área da piscina em metros quadrados. Nesse exemplo, multiplique 2 por 1,5 por 3,14, obtendo uma área de 9,42 m².

  4. 4

    Encontre a profundidade média da piscina somando a profundidade da parte mais rasa à da parte mais funda e divida por dois. Se a piscina tiver a profundidade constante, pule essa etapa. Por exemplo, se ela começar com 1 m de profundidade e vai até 3,5 m, some 1 a 3,5, obtendo 4,5, e divida por dois, obtendo uma profundidade média de 2,25 m.

  5. 5

    Multiplique a profundidade média pela área da piscina para obter o volume em metros cúbicos. Nesse exemplo, multiplique 2,25 m por 9,42 m², encontrando um volume de 21,195 m³.

  6. 6

    Multiplique o volume em metros cúbicos por 1.000 litros por metros cúbicos para converter o volume em litros. Terminando o cálculo do exemplo, multiplique 21,915 m³ por mil, encontrando o volume da piscina redonda, que será de 21.915 litros.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media