Mais
×

O que as calopsitas gostam de comer?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As calopsitas são aves curiosas que não comem quase nada. No entanto, essas aves nem sempre sabem o que é melhor para elas mesmas e podem escolher alguns alimentos humanos que podem ser venenosos para elas. Oferecer uma dieta equilibrada e variada de frutas, legumes e sementes aproxima a alimentação ao que elas comeriam na natureza, o que é uma boa maneira de manter a sua calopsita de estimação saudável e feliz.

Dar a comida certa a sua calopsita é importante para mantê-la saudável (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Mistura de sementes para calopsita

A mistura de sementes para calopsitas está prontamente disponível em lojas de animais. No entanto, a maioria dessas misturas contém muitas sementes de girassol, que podem engordar a ave. Para evitar que isso aconteça, coloque alpiste na mistura. Não compre à granel, pois as sementes não ficam frescas depois de armazenadas por muito tempo. Compre em pequenas quantidades para que se mantenha o frescor.

Vegetais

As calopsitas gostam de comer legumes nutritivos, como abobrinha, couve-china, alface, agrião, ervilhas, feijão verde, abóbora, batata doce, cenoura, milho e couve-de-bruxelas. Você também pode servir salsa, brócolis e espinafre, mas eles devem ser servidos em pequenas quantidades, pois podem absorver cálcio. Cozinhe os legumes e deixe esfriar antes de dá-los a sua ave.

Frutas

Algumas frutas também podem ser servidas a sua calopsita, incluindo uvas, bananas, maçãs, kiwis, goiabas, nectarinas, mangas, melões, pêssegos, laranjas e peras. Essas aves também comem ameixas, romãs, melancias, morangos, tangerinas e mamões. Porém elas não podem comer abacate, já que esse alimento pode deixá-las doentes. Antes de servir as frutas, lave, corte-as em pequenos pedaços e retire as sementes.

Outros alimentos

Você também pode servir alguns tipos de comidas humanas para as calopsitas, incluindo arroz cozido, massas e ovos. Só sirva pequenas porções, pois eles podem engordá-las. Água potável deve ser servida diariamente.

O que nunca dar à calopsita

Entre os alimentos que você nunca deve dar à calopsita estão: chocolate, ruibarbo, folhas e caules de batata, berinjela, tomate, repolho e plantas de feijão. Café, chá, álcool, alimentos gordurosos, e sementes ou caroços de maçãs, cerejas, ameixas, damascos e peras também podem deixar a sua ave doente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article