×
Loading ...

Como o calor afeta os periquitos?

O calor impacta todos os seres vivos em algum nível e o calor extremo pode matar qualquer organismo vivo. Os pássaros exóticos não são uma exceção. Embora eles venham de um ambiente tropical, são sensíveis a temperaturas altas demais. O termo "periquito" abre uma gama de pássaros exóticos, como as caturritas. Nos EUA, eles são chamados de "budgerigars", nome que refere-se ao povo aborígene da Austrália, sua terra natal.

Os periquitos são bichos de estimação populares (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Faixa de temperatura ideal

Assim como os mamíferos, as aves são animais de sangue quente. Isso significa que elas podem tolerar uma ampla gama de temperaturas antes de ficar doentes ou morrer, porque o seu corpo trabalha para regular a temperatura. Mas isso não significa que não há uma temperatura ideal para elas. A faixa mais confortável para pássaros de estimação é de 18 a 26ºC. Claro, eles podem suportar uma gama muito maior de tempos em tempos, e não serão prejudicados por um breve período em temperaturas baixas, como 4ºC, ou tão elevadas quanto 32ºC.

Loading...

Fatores que afetam a tolerância ao calor

Os pássaros que vivem em gaiolas com vento corrente suportam temperaturas mais altas. Isso permite que o ar circule pelo seu sistema respiratório, o que evita que a sua temperatura se eleve. Outro fator que influencia é o tamanho da ave. Os pássaros se refrescam pela respiração, inalando o ar através de sacos de ar e afofando suas penas para permitir melhor circulação. Uma ave com sobrepeso não consegue lidar com altas temperaturas por não poder expandir seus sacos de ar tão facilmente quanto as mais magras, devido a uma cama de gordura que os pressiona. Por outro lado, aqueles com sobrepeso toleram temperaturas mais baixas.

Sinais de superaquecimento

Um periquito que está superaquecido expressa estresse de maneiras diferentes. Uma ave tentando se refrescar afofa suas penas e respira profundamente para expandir seus sacos de ar. Se isso não funcionar, ela pode levantar as asas para aliviar o calor e melhorar a circulação. Além disso, ainda podem ficar ofegantes ou de bico aberto. Ele também estará estressado, movendo-se ao redor da gaiola, ou ficando apático.

Manter a temperatura ideal

Se um periquito estiver em um local mais quente do que está acostumado, deve ser exposto aos poucos ao calor. Não aumente a temperatura mais do que alguns graus por dia. Mantenha a gaiola longe de fontes de calor, luz do sol e radiadores. Breves períodos em temperaturas altas não fazem mal ao seu pássaro, mas tome cuidado para evitar muito tempo de calor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...