O que fazer quando um camaleão tem filhotes

Escrito por kristen marquette | Traduzido por thomas m. do n. ghadban
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando um camaleão tem filhotes
A maioria das espécies de camaleões vem da África (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Das mais de 180 diferentes espécies de camaleão que existem no planeta, o camaleão do Iêmen é a espécie mais comum usada como bichinho de estimação. Ao contrário do que se diz, os camaleões não mudam de cor para ficarem iguais ao seu redor. No entanto, eles mudam de cor para regular sua temperatura, se tornando mais escuros para se aquecerem e mais claros para se esfriarem, ou quando ficam assustados, bravos ou estressados.

Outras pessoas estão lendo

Gaiola

Mantenha seu camaleão em um habitat feito de malha, medindo no mínimo 1,20 x 90 cm de comprimento. Quanto maior, melhor. Evite manter seu bichinho em um aquário de vidro. Essa clausura não dá toda ventilação que um camaleão precisa. Cubra a parte de baixo da gaiola com jornal ou papel toalha. Não use areia, arenito, musgo seco ou cortiça. Se o camaleão comer algum desses, pode ficar doente. Dê plantas vivas ou plantas de mentira, galhos de diferentes tamanhos e cavilhas longas, pois assim o camaleão pode usá-los para se exercitar ou se camuflar. Use uma ou duas lâmpadas para aquecimento na gaiola, para que o réptil possa regular a temperatura de seu corpo. Seu camaleão também precisa de iluminação UVB para poder processar o cálcio.

Comida

Camaleões comem uma variedade de insetos diferente, mas faça que grilos sejam sua principal fonte de alimentação. Grilos adultos podem morder seu lagarto, então o alimente com grilos jovens que tenham sido bem alimentados. Dia sim dia não coloque suplemento de cálcio em pó nos grilos. Coloque suplemento vitamínico nos insetos uma vez ou duas na semana. Camaleões costumam comer dez grilos por dia. Estes lagartos também comem larva de achroia, bixo-da-farinha, mariposas e gafanhotos. No entanto, não alimente frequentemente seu camaleão com insetos com asas. As asas podem causar problemas digestivos. Se você notar que o camaleão se engasga na hora da refeição, os insetos estão grandes demais para ele. O alimente com insetos menores.

Cuidados

Camaleões não gostam de ser manuseados por seus donos. Isso os estressa e pode até causar sua morte, então você deve apenas observar seu animal em seu habitat. Para manter a umidade na gaiola do camaleão, coloque um pouco de vapor de um vaporizador uma vez por dia com água aquecida. O vapor também mantém o lagarto hidratado. Tire a comida morta velha da gaiola todo dia e troque o substrato uma vez por semana. Limpe muito bem a gaiola uma vez por mês para matar bactérias e fungos.

Cuidados com bebês camaleões

Dependendo da espécie, alguns camaleões põe ovos, e outros, como o camaleão do Iêmen, dão a luz ao filhote sem ovos. De qualquer forma, os bebês estão sozinhos a partir de seu nascimento; a mão camaleão não tem nada para fazer com ele. Alimente os filhotes com insetos pequenos, como pequenas e indefesas moscas de banana, o grilos velhos e fracos. Coloque suplemento de cálcio nos insetos todos os dias. Como os pequenos insetos fogem de gaiolas com furos de camaleões adultos, coloque o bebê em um caixote plástico com pelo menos 15 cm de altura. Coloque pequenas plantas vivas como pothos, para que o pequeno camaleão tenha alimento adicional e cobertura. Vaporize o caixote dia sim dia não. Quando os lagartos estiverem com dois meses, separe-os por sexo e os coloque em suas novas casas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível