Como o câncer se espalha para o corpo todo?

Escrito por ashlee simmons | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o câncer se espalha para o corpo todo?
As células cancerígenas espalham-se rapidamente pelos sistemas linfático e circulatório (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Comportamento normal da célula

Seu corpo é feito de trilhões de células. Essas células se multiplicam, dividem e morrem constantemente. Em indivíduos saudáveis, as células completam ciclos de vida e seguem padrões distintos. Células normais possuem sua própria identidade e obedecem regras de inibição de contato. Elas se autodestroem se encontrarem anormalidades. Células normais se aderem umas às outras e morrem no final de seus ciclos de vida.

Células cancerígenas

As células de câncer não são normais ou típicas. Elas não seguem as regras de inibição de contato, aderência ou autodestruição. Elas contêm DNA defeituoso, se propagam rapidamente e liberam substâncias químicas especiais para estabelecer novos suprimentos de sangue que serão alimentados, formando tumores.

Inibição de contato

A inibição de contato faz com que células normais parem de crescer ou de se proliferar, quando uma célula faz contato com outra. Essa resposta assegura que não ocorra nenhum crescimento excessivo produzido pelas células em reprodução. Dessa forma, a inibição de contato controla o crescimento celular permitindo que as células se reproduzam conforme as células velhas morrem, mas evita que tecidos desnecessários cresçam em seu lugar.

Crescimento da célula cancerígena e angiogênese

As células cancerígenas não operam sob esse princípio e rapidamente assumem o controle da área em que estão crescendo. Na verdade, elas crescem até que sistemas inteiros de órgãos sejam tomados. Para fazer isso, as células do câncer liberam o fator de crescimento angiogênese, que faz com que novos vasos sanguíneos se formem e envolvam as células cancerígenas. Isso dá ao tecido canceroso seu suprimento de nutrição. Os vasos sanguíneos cercarão os órgãos existentes, deixando-os incapazes de funcionar.

Incapacidade de aderir

Outra característica de células cancerígenas é todas as células são réplicas exatas de cada uma. Não existe diferenciação ou especialização celular. Elas também não têm a habilidade de ser aderir uma a outra. Essa característica permite que as células se movam pelo corpo e estabeleçam residência em áreas diferentes.

Metástas

Quando o tecido anormal se move para outra área do corpo, o processo é chamado metástase. As células cancerígenas se espalham pelo corpo através dos sistemas linfáticos e circulatórios. Elas também se movem através de cavidades conforme crescem, como os seios da face, pulmões e abdômen. O sistema linfático é a rota comum que o câncer escolhe pois é muito fácil para as células viajarem pela vasta rede do sistema. Uma vez que as células cancerígenas entram no sistema e nódulos linfáticos, o câncer é considerado sistêmico. Isso é tipicamente fatal pois é impossível remover o câncer completamente. Ele também se move através do sistema circulatório ou corrente sanguínea. Com uma abundância de veias para escolher, ele pode se espalhar rapidamente.

Prevenção

Após as células irem para um novo local, elas começam a crescer rapidamente. O mesmo processo ocorre no local antigo. Suprimentos de sangue são estabelecidos para que as células cresçam e prosperem. A metástase explica como o câncer é encontrado em várias áreas do corpo e o paciente não percebe o que aconteceu até ser tarde demais. A prevenção é a chave para controlar o câncer. Não existem curas, mas existem coisas que podem ser feitas para minimizar os riscos. Manter um estilo de vida saudável e ver seu médico regularmente para exames. Se o câncer for encontrado em um estágio inicial, a chance de um resultado bom é bem maior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível