Como o câncer de mama prejudica o organismo

Escrito por alicia bodine Google | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o câncer de mama prejudica o organismo
O câncer de mama afeta mais partes do corpo além dos seios (Pink Ribbon)

Outras pessoas estão lendo

As células

O corpo normalmente cria novas células enquanto as velhas morrem. Se uma célula velha não morre como seria esperado ou uma célula nova é criada quando não deveria, ocorre um acúmulo, que resulta em um tumor. Não são todos os tumores que contêm células cancerosas, então, um médico terá que fazer uma autópsia para confirmar a presença de câncer.

Como o câncer de mama prejudica o organismo
Se uma célula velha não morre como seria esperado ou uma célula nova é criada quando não deveria, ocorre um tumor (Creatas/Creatas/Getty Images)

Perda do seio

Quando câncer é encontrado no seio de uma mulher, ela deve decidir se terá o seio removido. Isto afeta a mulher tanto fisicamente quanto mentalmente. As sobreviventes de câncer no seio frequentemente precisam frequentar grupos de apoio mesmo quando a cura física é atingida.

Como o câncer de mama prejudica o organismo
A remoção de um seio devido ao câncer afeta uma mulher tanto fisicamente quanto psicologicamente (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

O espalhamento do câncer de mama

O câncer pode se espalhar através da corrente sanguínea ou nódulos linfáticos. Isto pode provocar câncer em qualquer parte do corpo de uma pessoa. Dependendo do órgão afetado, pode-se ter uma ampla variedade de problemas. Se o câncer se espalhar para os pulmões, você pode apresentar sintomas de bronquite ou gripe. Se ele se espalhar para o cólon, você poderá ter problemas com os intestinos. Uma vez que o câncer tenha sido detectado nos seios, os médicos pedem exames adicionais para certificarem-se de que o câncer não se espalhou para qualquer outra parte do corpo.

Como o câncer de mama prejudica o organismo
Se o câncer se espalhar para os pulmões, você pode apresentar sintomas de bronquite ou gripe (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Anemia

Qualquer câncer pode causar anemia, o que provoca sintomas de fraqueza e cansaço. A anemia é causada por deficiência de ferro. O seu médico irá observar este parâmetro e você precisará tomar suplementos vitamínicos.

Como o câncer de mama prejudica o organismo
Qualquer câncer pode causar anemia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Danos gerais ao organismo

Qualquer câncer pode causar febres, que causam fraqueza, cansaço e frio. Sudorese noturna também é comum. Uma pessoa com câncer também pode começar a perder peso. Quanto mais peso você perder, menos o seu corpo será capaz de suportar os tratamentos recomendados contra o câncer.

Como o câncer de mama prejudica o organismo
Uma pessoa com câncer também pode começar a perder peso (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Efeitos colaterais do tratamento

Os efeitos colaterais de vários tratamentos contra o câncer de mama também afetam o organismo. A radioterapia, por exemplo, pode causar cansaço, dores no peito, problemas cardíacos e sensibilidade na pele. A quimioterapia afeta ainda mais o organismo. Ela causa fraqueza, vômitos, feridas, fadiga e perda de cabelo. Se você tem câncer de mama, precisará saber qual será o programa de tratamento a ser adotado para conhecer os efeitos colaterais que seu corpo irá experimentar.

Como o câncer de mama prejudica o organismo
A quimioterapia provoca queda de cabelo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível