Mais
×

Tratamento para conjuntivite em cavalos

Atualizado em 21 novembro, 2016

A conjuntivite é uma infecção ocular que afeta o interior da pálpebra e a superfície do olho. Ela pode ocorrer em um ou ambos os olhos e é considerada pelo livro "Horse Owner's Veterinary Handbook" a doença ocular mais comum em equinos.

Tratamento para a conjuntivite equina (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Tipos de conjutivite

A conjuntivite em cavalos pode ser serosa ou purulenta. O tipo seroso provoca vermelhidão nos olhos e leve inchaço. Ela pode ser provocada por doenças respiratórias virais típicas de equinos e artrite viral. Pode haver uma secreção clara. Às vezes, o tipo de conjuntivite purulenta evolui do tipo seroso e torna-se mais tarde uma infecção bacteriana. A artrite viral equina também pode evoluir e causar conjuntivite purulenta. A secreção produzida por esse tipo de conjuntivite é pegajosa e espessa.

Tratamento

Aplique uma pomada antibiótica no olho do animal três ou quatro vezes por dia, durante ao menos uma semana. Os sintomas devem melhorar em 24 horas; se não, o problema é mais grave e precisa ser diagnosticado por um veterinário. Se o olho não começar a limpar, a córnea pode ter sido ferida ou há algo preso no olho do animal. Também é possível que as bactérias que causam a infecção sejam resistentes ao antibiótico que está sendo usado.

Sinais de outras doenças

Se seu cavalo estiver com os olhos apertados, o olho estiver sensível ao toque e/ou você estiver conseguindo ver a terceira pálpebra do seu cavalo, a doença pode ser na córnea ou no interior do olho do animal. A conjuntivite não afeta o olho tão profundamente, assim, é preciso chamar um veterinário para um exame mais detalhado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article