×
Loading ...

Como fazer uma caneca de cerâmica

Atualizado em 21 novembro, 2016

Colagem por barbotina (slip casting), moldagem em torno e moldagem manual, entre outras, são três técnicas utilizadas para fazer vasos de cerâmica. Enquanto a colagem por barbotina exige moldes de gesso, a moldagem em torno é feita através de uma roda de oleiro. Se você deseja fazer um único vaso, opte pela técnica de construção manual, o que permite a criação de um design original. Use argila ou porcelana, que são ambos adequados para este projeto. Você precisa queimar e envernizar a caneca para torná-la funcional.

Instruções

Canecas de cerâmica deve ser envernizadas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Amasse a argila para remover bolsas de ar do material e para torná-lo maleável.

    Loading...
  2. Faça uma laje de barro usando um rolo. Como alternativa, use uma máquina de macarrão e passe a argila através dela para obter uma laje de argila.

  3. Corte um círculo da laje de argila usando uma ferramenta de agulha. O círculo será o fundo da caneca. Coloque-a sobre uma superfície plana e faça marcas cruzadas ao longo das bordas para fazer as bobinas de barro aderir melhor à superfície.

  4. Forme uma bobina de argila e coloque-a ao longo das bordas do círculo. Empilhe várias bobinas de barro e construa sua caneca até obter a altura desejada. Use os dedos para suavizar as bobinas de barro do lado de dentro e de fora da caneca ao construí-la.

  5. Enrole uma corda grossa de argila, que servirá como a alça de sua caneca. Curve a corda e fixe-a na caneca. Suavize as imperfeições com os dedos.

  6. Deixe a argila endurecer. A caneca deve estar bem seca ao ser queimada; do contrário, ela poderá quebrar dentro do forno.

  7. Lixe a caneca para remover imperfeições.

  8. Coloque a caneca em um forno elétrico. A queima inicial é realizada para vitrificar a argila. Após essa queima, o material vai ficar poroso, de modo que você precisa esmaltá-lo para ter uma taça impermeável.

  9. Aplique os esmaltes em sua caneca usando pincéis ou esponjas. Alternativamente, mergulhe a caneca em um balde cheio de verniz. Se você deseja combinar várias cores em sua caneca, mergulhe apenas certas partes dela no esmalte, deixe secar e, em seguida, mergulhe outra área com uma cor diferente. Deixe o esmalte secar novamente.

  10. Coloque a caneca no forno. Se estiver queimando várias peças, não deixe a caneca tocar em outros vasos ou nas paredes do forno. Verifique a embalagem do verniz para as especificações de temperatura e tempo. A temperatura e o tempo de maturação podem variar, dependendo do tipo de verniz utilizado.

Loading...

Dicas

  • Para uma aparência rústica, utilize argila e aplique o verniz apenas no interior da caneca, deixando o exterior na cor da argila. Após a queima, a argila fica com uma cor marrom-avermelhada.
  • Antes da argila endurecer, decore o exterior de sua caneca esculpindo desenhos.
  • Prepare uma massa de argila utilizando quantidades iguais de argila e água, deixando a argila de dissolver na água. Você obterá um líquido que tem a consistência de iogurte e pode ser usado como uma cola, para fixar a alça ou outras decorações de argila endurecida. Use essa massa para corrigir eventuais fissuras que podem ocorrer enquanto a argila endurece.
  • Os vernizes mudam de cor após a queima, por isso peça a um ceramista para recomendar alguns vernizes para obter as cores desejadas, ou verifique as embalagens desses produtos.

Aviso

  • Não utilize vernizes tóxicos.
  • Não tente remover a caneca do forno antes de o forno esfriar. Normalmente, demora até 12 horas para o forno esfriar completamente.

O que você precisa

  • Argila ou porcelana
  • Pino de rolagem ou máquina de macarrão
  • Ferramenta agulha
  • Lixa
  • Forno
  • Esmaltes
  • Pincéis e esponjas
  • Balde

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...