Características da madeira de abeto não tratada

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características da madeira de abeto não tratada
O abeto Sitka é leve, o que o torna uma boa escolha para planadores (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A madeira de abeto vem de várias espécies do gênero Picea. Estas árvores são nativas do hemisfério norte, principalmente na América do Norte e norte da Europa. Os abetos são coníferas perenes, sendo classificados como madeiras macias. Embora cada espécie tenha suas propriedades especiais e seja mais adequada para determinados projetos, toda madeira de abeto tem algumas características em comum.

Outras pessoas estão lendo

Aparência

Toda madeira de abeto é de tonalidade clara e tende a apresentar veios e cernes fracamente demarcados. Esta madeira pode variar de quase branca a amarelo-claro ou marrom-amarelada. Algumas espécies têm tons de vermelho ou rosa no cerne. A madeira de abeto produz um grão linear e uniforme com uma textura média e anéis anuais nítidos. Várias espécies, como abeto Engelman e abeto oriental, podem ser difíceis de distinguir após sazonamento. O abeto exposto às condições climáticas muitas vezes se transforma em cinza claro e pode ter um brilho prateado.

Durabilidade

A dureza da madeira de abeto varia um pouco entre as espécies, mas essa é uma madeira macia moderada a dura. O Engelman e o da Noruega estão entre os mais suaves, a 380-390 libras-força na escala de dureza Janka. O abeto vermelho é um pouco mais duro, a 490 libras na escala Janka, enquanto que o Sitka e o abeto negro estão entre as espécies mais duras, variando entre 510 e 520 libras-força. Todas as espécies de abeto têm pouca resistência ao apodrecimento e ataque por insetos. Elas tendem a ser difíceis de tratar com conservantes químicos e são frequentemente usadas sem tratamento.

Propriedades de trabalho

A madeira de abeto é fácil de trabalhar e responde bem ao corte, torneamento, moldagem e nivelamento. Ela possui um bom encaixe. Este material também aceita e suporta elementos de fixação como pregos e parafusos sem fracionamento ou quebra. A madeira de abeto aceita juntas coladas e pintura de forma satisfatória. Muitas espécies têm baixa resistência à flexão, embora o abeto Sitka tenha um bom desempenho quando dobrado e uma das melhores proporções entre resistência e peso.

Usos

A madeira de abeto não tratada serve para uma variedade de projetos onde a podridão não é um risco significativo e alta resistência não é necessária. Esta madeira é, muitas vezes, usada para fazer paletes, caixas e outros recipientes para o transporte de embalagens. Ela também pode ser usada em baquetas, instrumentos musicais e placas de som. Algumas espécies de abetos funcionam bem para construção de barcos, mas requerem pintura ou outro tratamento de superfície. Em virtude de sua flexibilidade e excelente resistência tendo em consideração o seu peso, o abeto Sitka é frequentemente usado para fazer planadores e pequenos aviões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível