Mais
×

Que tipo de madeira posso usar para construir uma colmeia?

As colmeias são estruturas fechadas que abrigam as abelhas domesticadas. O homem tem capturado as abelhas desde os tempos antigos, em vários tipos de colmeias, feitas de lama, barro e palha. O clérigo americano Lorenzo Langstroth inventou a primeira colmeia moderna na década de 1860, que protegia as abelhas contra o frio, doenças e parasitas, fornecendo-lhes espaço e tendo sido pioneira em produção de mel. As colmeias Langstroth são o tipo mais popular de colmeia no Estados Unidos, Canadá e Austrália. A madeira usada deve ser plana. Pequenos nós na madeira são aceitáveis, desde que não fiquem muito próximos das bordas dos componentes da colmeia.

Construa os quadros para caber dentro de uma colmeia (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Componentes

A placa inferior é a fundação da colmeia. O corpo ou ninho é uma concha de madeira que fica na placa inferior e forma o primeiro andar da colmeia, que é onde as abelhas vivem e a rainha põe os seus ovos. Quadros de madeira, quadros para a ninhada, ficam dependurados dentro dessas estruturas. O superior fica acima da caixa de ninhada e é onde as abelhas armazenam os favos de mel. As abelhas criam os favos em quadros móveis que se penduram ao superior. Uma tampa externa protege a colmeia do frio e da chuva e proporciona isolamento.

Cedro

O cedro é a melhor madeira para colmeias. Tem uma resistência natural à deterioração e ao ataque de insetos e pode enfrentar climas caóticos nas zonas temperadas dos hemisférios norte e sul. É leve e estável, porém é caro. O cedro requer pouca manutenção ou tratamento com produtos preservadores. É à prova de intempéries e pode ser deixada sem pintura, além de assegurar um bom isolamento e não abrigar condensação.

Pinheiro

Os apicultores americanos preferem o pinheiro ocidental para os corpos de colmeia, melgueiras, tampas e quadros. É uma madeira significativamente mais barata que o cedro e precisa ser tratada com duas demãos de óleo de linhaça para proteger contra as intempéries. Mas mesmo com uma boa manutenção, é improvável que uma colmeia de pinheiro dure mais do que uma de cedro.

Madeira compensada

A madeira compensada é pesada e propicia a máxima proteção para uma tampa de colmeia. Em climas mais frios, o isopor imprensado entre duas folhas de madeira compensada gera um excelente isolamento para as abelhas durante o inverno. A madeira compensada não é adequada para os componentes internos da colmeia, já que lasca facilmente e não aceita muito bem os conservantes. Deve-se ter cuidado com o tipo de tinta utilizada em colmeias de madeira compensada, já que as toxinas da tinta podem ser incorporadas ao mel.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article