Mais
×

Qual é o tipo de madeira mais leve e mais resistente?

Atualizado em 23 março, 2017

Compreender a suavidade relativa, peso e força de diferentes tipos de madeira pode ajudá-lo a escolher o tipo correto para o seu projeto. Em geral, as espécies resinosas ou coníferas são macias e leves, porém, a madeira da árvore de balsa é uma das mais suaves e leves disponíveis para uso comercial e doméstico.

Qual tipo de madeira é melhor para o seu projeto? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O teste Janka

O teste de dureza Janka é um método de determinação da capacidade de diferentes madeiras para resistir a amassados​​, desgaste e arranhões. Normalmente usado para determinar a adequação de um tipo de madeira para uso em pisos, o teste dá uma boa noção de quais são mais suaves. Os resultados são determinados pelo cálculo da força necessária para conduzir uma pequena esfera de aço até o meio de uma tábua. As medidas são dadas em quilograma-força. De todos os tipos disponíveis, os pinheiros medem entre 150 e 250 quilogramas-força, enquanto a madeira de balsa, ou Ochroma piramidal, mede menos de 50 quilogramas-força.

Gravidade e densidade específicas

A gravidade e densidade específicas de cada madeira são características que afetam sua força e peso. Gravidade e densidade específicas medem a razão entre a densidade da água e a densidade da madeira, e essa medida normalmente é feita a partir de madeira recém-cortada, que é seca para determinar a porcentagem de água. Pinhos macios podem conter entre 50 e 80% de água.

Resinosas

Abeto, bálsamo e pinho são algumas das madeiras resinosas mais comuns disponíveis na América do Norte. Elas tendem a ser leves, fáceis de dividir e manipular com ferramentas de mão. As espécies que produzem resina tendem a ser mais pesadas ​​e mais duráveis do que aquelas que não o fazem. Estas madeiras são escolhas comuns para construção de móveis, uso em projetos por hobby e como decoração.

Balsa

Uma árvore perene tropical ou sub-tropical, a árvore de balsa é conhecida por sua capacidade de prosperar em solos que são muito rasos, molhados ou pobres em nutrientes, diferente de outras espécies, e pela sua madeira extraordinariamente suave, leve e forte. Como resinosas norte-americanas, a balsa contém níveis elevados de água. Na verdade, se colhida para madeira ela deve ser cortada antes que cresça muito, pois o núcleo onde se armazena a água cresce à medida que a árvore amadurece. Ao alcançar este nível de crescimento, a madeira perde um pouco de sua força. Ela é comumente usada em artesanato, como em fabricação de modelos, embora fabricantes de barco achem o seu peso relativo útil na construção.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article