Características das máquinas e equipamentos de mineração

Escrito por wesley tucker | Traduzido por pedro henrique braga
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características das máquinas e equipamentos de mineração
Equipamentos de mineração movimentam cargas enormes e pesadas (mining image by JASON WINTER from Fotolia.com)

A mineração é uma das primeiras indústrias mecanizadas. Os engenheiros do passado aplicavam energia a vapor em máquinas projetadas para mover grandes quantidades de terra de forma rápida e econômica. Embora a tecnologia tenha melhorado ao longo dos séculos, o fundamento necessário para mover grandes quantidades de terra e rocha não mudou. Imagens de garimpeiros solitários com um burro de carga e uma picareta foram substituídas por máquinas enormes elevando toneladas e movimentando terra a longas distâncias para instalações de processamento em questão de minutos.

Outras pessoas estão lendo

Potência

As máquinas de mineração devem ser poderosas. Quebrar rochas, triturar carvão e impactar o solo requer grandes quantidades de potência e torque. As máquinas de mineração modernas, sejam as operadas manualmente ou por vários técnicos, são movidas por motores a eletricidade, a diesel ou gasolina e fortes sistemas hidráulicos.

Algumas máquinas de terraplenagem utilizadas em operações de mineração de escavação em campos abertos são diesel-elétricas, semelhantes a uma locomotiva. Um motor a diesel com milhares de cavalos de potência cria a eletricidade para movimentar suas esteiras, cavando túneis e sistemas auxiliares. Algumas das máquinas são tão grandes que abrigam vários trabalhadores em turnos longos.

Debaixo da terra, as máquinas com motores elétricos e a diesel são usadas para furar, escavar e remover material. O principal fator que determina o tipo de energia são os riscos de gases inflamáveis ​​ou explosivos nas minas.

Eficiência

A mineração, por sua própria natureza, é um negócio de volume. Os garimpeiros moverão toneladas de minério para extrair algumas gramas de ouro. Os diamantes têm ainda menos retorno pela quantidade de rocha extraída. O carvão é trazido de minas por tonelada por minuto. Mover esta quantidade de material significa que as máquinas devem cortar e levantar grandes cargas rapidamente. As pás carregadeiras grandes o suficiente para transportar um carro e retroescavadeiras capazes de levantar pequenas casas significam mover mais material em uma só carga. O tempo poupado movimentando mais de uma vez compensa o capital enorme despendido necessários para adquirir e operar essas máquinas.

As máquinas de mineração também são sujeitas a ambientes muito agressivos e trabalham continuamente o dia todo. A engenharia e a qualidade de construção destes equipamentos deve ser a mesma, para aviões e equipamentos de laboratório. O tempo para reparos é perda de receita e cada minuto que a máquina estiver funcionando é lucro. Máquinas de mineração devem ser confiáveis e ter reparos e manutenções fáceis.

Especialização

Os equipamentos de mineração são especializados para fazer uma tarefa e fazê-la bem. Uma retroescavadeira levanta e movimenta materiais por curtas distâncias, até um caminhão em espera ou uma esteira transportadora. Uma pá carregadeira move quantidades menores por distâncias maiores. Caminhões basculantes movem terra, pedra e minério do local até as instalações de processamento ou transporte.

Nas minas, as máquinas com grandes discos rotativos equipados com dentes de aço e carboneto de tungstênio trituram o carvão. Outro equipamento transporta rapidamente o carvão para fora da mina. Os operadores de perfuração continuamente perfuram a rocha para implantar cargas explosivas para expandir a mina ainda mais Terra adentro. Há pouca ou nenhuma dupla aplicação para estes tipos de equipamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível