Características dos sistemas operacionais de rede

Escrito por nick davis | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características dos sistemas operacionais de rede
Os sistemas operacionais de rede gerenciam mais do que apenas vários computadores dentro de uma rede. (computers network image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)

O programa de controle de qualquer rede de computadores doméstica ou corporativa, um sistema operacional de rede (NOS) controla os utilitários, usuários e dispositivos que compõem uma rede. O NOS é semelhante a um sistema operacional de computador como o Windows e o Linux, mas contém uma série de utilitários e programas que asseguram que os dados estão sendo transmitidos para o usuário correto, para o computador e outros dispositivos. Os sistemas operacionais de rede contêm características comuns, não importando em qual plataforma o sistema operacional está sendo executado.

Outras pessoas estão lendo

Fornecem Suporte

A primeira característica dos sistemas operacionais de rede é o componente de suporte. Tais sistemas fornecem suporte para múltiplos processadores, aplicativos e dispositivos de hardware que compõem uma rede. Os sistemas auxiliam os usuários que acessam a rede e processam solicitações de documentos específicos e uso de hardware. Os NOSs também fornecem pedidos de protocolo de usuários, incluindo Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP / IP) e outros protocolos.

Controlam a segurança

A segunda característica de sistemas operacionais de rede é o componente de segurança. Os NOSs gerenciam a autorização e autenticação de usuários, estações de trabalho e outros dispositivos que acessam uma rede. Se um invasor tenta acessar uma rede, o NOS bloqueia o usuário não autorizado / computador e registra a tentativa de invasão dentro de seus arquivos de log. A NOS também gerencia instalações de software e hardware para impedir que os usuários instalem software e dispositivos não autorizados.

Configuração do usuário

A terceira característica dos sistemas operacionais de rede é o componente de configuração do usuário. Os sistemas operacionais de rede criam contas de usuário e gerenciam os que estão conectados dentro e fora da rede. Os sistemas também gerenciam quais arquivos e serviços de diretório um usuário específico pode acessar, os usuários que acessam a rede remotamente e a maneira pela qual a interface gráfica da rede procura por usuários específicos.

Serviços de impressão e de arquivo

A quarta característica dos sistemas operacionais de rede é o componente de serviços de impressão e de arquivo. Como outros sistemas operacionais, os sistemas operacionais de rede gerenciam toda a impressão, armazenamento, backup e serviços de duplicação de computadores e usuários que acessam uma rede. Os sistemas também controlam o acesso à Internet, rede local (LAN) e rede de área (WAN), roteamento de porta e serviços internos de web (Intranet). Um NOS filtra documentos e arquivos através dos serviços de impressão/arquivo imediatamente. Mais de um usuário pode enviar documentos e arquivos através da rede para impressão, backup ou outros tipos de processamento.

Serviços de e-mail

A última característica dos sistemas operacionais de rede é o componente de e-mail. Um NOS gerencia o correio eletrônico, também conhecido como e-mail, por toda a rede, incluindo os usuários que acessam o NOS remotamente e a partir da Internet. O NOS bloqueia SPAM e outros e-mails problemáticos e envia / recebe e-mail, bem como permite que os usuários criem contas de e-mail adicionais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível