Mais
×

A cárie e infecção dentária podem causar congestão nos seios da face?

Atualizado em 22 novembro, 2016

Quando as cavidades ao redor das fossas nasais (também chamadas de seios da face) ficam inflamadas ou inchadas, resultam em infecção e congestão dos seios. A respiração fica difícil, podendo ocorrer dor de cabeça, e dores ao redor dos olhos e do nariz. Existem muitas causas e, às vezes, os dentes são os culpados.

Os dentes podem ser os culpados por uma congestão nasal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Significado

As congestões e infecções dos seios da face são mais frequentemente causadas por um resfriado. Bactérias, alergias e infecções fúngicas também são motivos. Além disso, as cavidades nasais podem se tornar inflamadas por causa de uma cárie dentária, resultando em sinusite e congestão.

Considerações

Alguns problemas de saúde podem causar a congestão nasal. A infecção de dente ou outros problemas dentários são um dos motivos e ambos muitas vezes são esquecidos como os culpados.

Identificação

Muitas pessoas que sofrem de congestão nasal respiram pela boca, o que a deixa seca. Isso pode fazer com que as bactérias cresçam, formando placas e tártaros, resultando em cáries e agravamento da congestão nasal.

Função

Há sete seios na cabeça e um está associado com infecções e condições dentárias, sendo ele o seio maxilar. Problemas de mordida inadequada, fratura dentária, doença periodontal, endodônticos (nervo, gengiva, tecido) e bruxismo (ranger ou apertar dos dentes) podem levar à congestão nasal.

Aviso

A infecção dentará ocorrida após uma extração pode levar à congestão nasal. As cavidades dos seios podem não cicatrizar e fechar, ou o trauma da remoção pode resultar em congestão nasal.

Dica do especialista

Os seios se sentam no maxilar superior, e quando são infectados podem causar dor de dente. Isso funciona nos dois sentidos. A infecção dentária pode causar congestão nasal e dor, e os seios paranasais congestionados podem causar dor de dente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article