×
Loading ...

Como saber se um carro precisa de uma embreagem nova

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você tem um veículo de transmissão manual, a embreagem sofre um desgaste cada vez que é utilizada. Mais especificamente, esse desgaste ocorre do momento que o carro começa a se mover até sua parada completa, por isso dependendo da quantidade de paradas e arrancadas feitas, pode não haver qualquer conexão real entre a sua quilometragem, a idade da embreagem e quanto tempo de vida útil ela ainda tem. O fato é que as embreagens desgastam-se com o uso, nada pode parar esse processo e todas precisam ser substituídas em algum momento.

Instruções

As embreagens precisam de uma atenção especial
  1. Ao dirigir, preste atenção no que você sente quando fizer a troca de marcha. Se ela parecer menos resistente e o sistema inteiro estiver mais fácil de mover que o usual, é um possível sintoma de uma embreagem ruim. Entretanto isso não é conclusivo.

    Loading...
  2. Monitore cuidadosamente as rotações por minuto ao dirigir. Caso o carro possua um tacógrafo, use-o para monitorar as RPM's com exatidão. Caso ele não tenha, desligue o rádio e o ar para que seja possível ouvir o ronco do motor e estimar sua velocidade de rotação. O que você está procurando ouvir e olhar são barulhos de rotações por minuto maiores que as necessárias para a velocidade atual. Em outras palavras, preste atenção se o motor do carro precisar de mais força e aceleração para chegar a 50 km/h do que antes.

  3. Vá até um trecho pavimentado aberto, onde não hajam outros motoristas ou pedestres por perto. Não faça isso em uma garagem, mas em uma rua tranquila, com pouco tráfego. Comece a dirigir até um local onde você tem espaço de sobra antes de ter que parar e aumente gradualmente a sua velocidade até 50 km/h. Em seguida, pise até o fundo no pedal da embreagem e engate a quarta marcha. Lentamente, solte o pedal e acelere -- mais do que faria normalmente -- mas não pise até o fundo no acelerador. Quando você soltar a embreagem o suficiente para o veículo engatar, uma das duas coisas vai acontecer: ou carro vai desacelerar e dar uma guinada para a frente enquanto o motor se esforça, ou o motor acelerará, as RPMs subirão e o carro não vai se mover muito mais rápido. Se a segunda opção acontecer, definitivamente a embreagem está ruim. Caso contrário, ela está bem.

  4. Leve seu carro a um mecânico de confiança após tentar todos esses passos e verificar que sua embreagem está ruim. A única maneira de ter certeza disso é retirando-a.

Loading...

Aviso

  • A substituição de uma embreagem é um trabalho que demanda muito tempo e é, portanto, muito caro.

O que você precisa

  • Carro com transmissão manual
Loading ...
Loading ...