O que causa a falta de ar em idosos?

Escrito por ngozi oguejiofo | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
O que causa a falta de ar em idosos?
Falta de ar em idosos (grandma blowing image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)

A falta de ar é uma condição na qual uma pessoa tem dificuldade de respirar e pode sentir-se como se estivesse sufocando. Os idosos sofrem com essa condição por várias razões, como envelhecimento e doença.

O coração

O envelhecimento provoca alterações fisiológicas no coração. Algumas destas alterações incluem rigidez das válvulas e espessamento do coração. Devido a essas mudanças, o coração não consegue bombear sangue oxigenado suficiente para o resto do corpo e a pessoa pode desenvolver hipoxemia, que provoca falta de ar.

Vasos sanguíneos

À medida que uma pessoa envelhece, seus vasos sanguíneos ficam mais estreitos, devido a falta de elasticidade. As artérias do coração também podem ficam bloqueadas pelo acúmulo de placa. Essa condição restringe o fluxo sanguíneo para os órgãos, podendo se manifestar como falta de ar.

Pulmões

Com o envelhecimento, as vias aéreas diminuem de tamanho e os pulmões tornam-se rígidos e menos elásticos. Essas alterações fazem os pulmões segurarem menos ar, o que significa que menos oxigênio está disponível no corpo, podendo ocorrer falta de ar.

Obesidade

Os idosos que estão com excesso de peso ou obesos podem ter dificuldade para respirar e sentirem falta de ar. A obesidade diminui a capacidade dos pulmões de expandir e aumenta a necessidade de oxigênio. A falta de ar ocorre porque os pulmões não conseguem satisfazer as necessidades de oxigênio do corpo devido a obesidade.

Infecções pulmonares

À medida que uma pessoa envelhece, os músculos necessários para a respiração ficam mais fracos. Além disso, os cílios das vias respiratórias, responsáveis em retirar o muco e outros detritos dos pulmões são menos funcionais em um idoso. Essas duas condições podem causar o acúmulo de muco no pulmão e colocar o idoso em risco de infecções pulmonares, como pneumonia, podendo provocar falta de ar, entre outros sintomas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível