Saúde

O que causa um sangramento retal

Escrito por jean lockwood | Traduzido por mariana dsp
O que causa um sangramento retal

Até que você se consulte com um médico, será impossível definir a causa real do sangramento

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Os sangramentos retais são, por vezes, ignorados, pois as pessoas os atribuem a hemorroidas ou porque elas podem ter medo de descobrir as causas reais. Você pode até supor o motivo do sangramento, mas a verdade é que você não saberá realmente quais são os motivos até que se consulte com um médico. Descobrir as causas do sangramento retal pode acabar salvando sua vida.

Outras pessoas estão lendo

Significância

É muito importante descobrir o motivo do sangramento retal, pois ele é um sintoma significativo de muitas doenças que podem trazer ameaças à vida. Ele também pode ser um problema eventual que está ocorrendo por causa de alguma irritação no reto ou no ânus; quem sabe até mesmo devido a uma hemorroida. O importante é descobrir o porquê de haver sangue ali e confirmar o diagnóstico com seu médico.

Características

Ver sangue após defecar, seja ele sangue "velho" e escuro ou novo e vermelho, pode ser assustador. O fato é que se houver sangue, seja na água do vaso sanitário, no papel higiênico ou nas roupas, o problema deve ser verificado. Quando ele for escuro, preto, marrom ou de um vermelho escuro, isso pode indicar algum sangramento interno, como no intestino ou no trato digestivo. Isso pode ser causado por diverticulite, doença de Crhon ou por alguma lesão interna. Vermelho vivo, que aparente ser sangue fresco, pode ser um tipo de hemorroida sangrando, rompimento do cólon ou câncer. Devido à possibilidade de ser um problema grave, que constitui ameaça à vida, como um câncer, ou um problema mais leve, é importante consultar-se com um médico o quanto antes. Outros problemas que podem causar sangramento retal incluem colite, fissura anal, pólipos e outras doenças mais raras que seu médico examinará. O diagnóstico das causas do sangramento retal será dado pelo seu médico. Os exames que podem ser feitos para indicar a fonte do problema podem incluir exames de sangue, colonoscopias, anoscopias e exames físicos. Podem ser feitos outros testes, se ele sentir que o problema mereça mais atenção.

Efeitos

Ter um sangramento retal pode fazê-lo ficar com medo a ponto de querer ignorar o fato de que haja um problema. Não deixe isso acontecer com você. O melhor a se fazer, nesse caso, é consultar um médico. Mesmo que haja algo errado, um diagnóstico cedo oferecerá mais opções de tratamento do que um diagnóstico tardio. Mesmo que o sangramento seja decorrente de uma hemorroida, tomar os devidos cuidados rapidamente evitará que haja complicações, como trombose, que poderá exigir uma cirurgia.

Conceitos errados

Um conceito incorreto que as pessoas têm é que, se for o caso de câncer, sempre haverá sangue. Isso não é verdade. O câncer de cólon ou retal pode não mostrar nenhum sintoma. Outro erro é as pessoas acharem que as hemorroidas sumirão sozinhas. Por vezes, pode ser verdade, mas quase sempre há alguns cuidados que podem ser tomados no sentido de ajudar a tratá-las. Até mesmo mudanças na dieta farão a diferença.

Prevenção/solução

Ao ver sangue, seja ele vermelho ou preto, procure um médico. Isso pode acabar salvando sua vida. Na pior das hipóteses, você estará evitando que o problema se torne algo maior. Cuidar da sua saúde significa levar a sério qualquer indicação de que você possa não estar bem. Se notar que tem um sangramento retal, leve-o a sério.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media