Causas para o aumento de peso de uma gata após ser castrada

Escrito por diana david | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas para o aumento de peso de uma gata após ser castrada
Castrar uma gata reduz a incidência de tumores mamários e infecções uterinas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Apesar do aumento de peso após a castração preocupar muita gente, castrar um gata traz também vários benefícios à saúde. O procedimento reduz o risco de tumores nas glândulas mamárias e infecções uterinas, assim como previne a gravidez indesejada. Mudanças na dieta do animal podem contrabalançar os efeitos de uma menor taxa metabólica e da ausência do estrogênio, resultantes da castração. Entretanto, mesmo uma gata não castrada pode se tornar obesa se não forem ativas, tiverem uma dieta rica em gordura ou comerem demais.

Outras pessoas estão lendo

Metabolismo mais baixo

A castração vai diminuir o metabolismo do animal, o que realmente contribui para o aumento de peso. Após a cirurgia, é importante ajustar sua dieta para a nova taxa metabólica. Pese sua gata cerca de uma vez por semana após a cirurgia, para monitorar seu peso. Se ela começar a engordar, reduza a quantidade de comida em cada refeição e introduza mais brinquedos e atividades que a farão se exercitar mais ao longo do dia.

Causas para o aumento de peso de uma gata após ser castrada
Mantenha sua gata ativa (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Estrogênio

De acordo com o Dr. William W. Gillett, DVM, durante o cio, a gata produz estrogênio, que suprime levemente o apetite. Como resultado, a cada três a quatro meses durante o período, ela pode comer menos e se concentrar mais em gratificação sexual. Após a castração, ela não vai mais produzir estrogênio. Entretanto, o Dr. Gillett afirma que se o dono estabelecer bons hábitos alimentares cedo na vida de uma gata, a perda de estrogênio será um fator menos importante para o aumento de peso após a cirurgia.

Comida em excesso

O desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis vai prevenir a ingestão de comida em excesso em gatas castradas ou não. O animal deve receber uma refeição entre duas a três vezes ao dia, de acordo com as instruções da embalagem da ração. Ela não deve ter acesso a comida 24h por dia. Além disso, as porções de comida devem conter apenas 5,5 gramas de gordura, 12,5 gramas de proteína e 20 calorias para cada 450 gramas de peso, em uma base diária. Ajuste essas porções se necessário, caso a gata comece a engordar.

Causas para o aumento de peso de uma gata após ser castrada
Não permita acesso à comida o dia inteiro (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Dieta rica em gordura

Uma dieta rica em gordura causará problemas de peso mesmo em uma gata não castrada. Entretanto, castrá-la vai reduzir seu metabolismo, o que fará com que uma dieta gordurosa contribua ainda mais para a obesidade. Assegure que ela está recebendo alimentos com não mais que 9% de gordura, checando as informações nutricionais da embalagem. Uma boa ração tem 20% de proteína, 35% de carboidratos, um máximo de 10% de fibras e 9% de gordura.

Pouca atividade

Muitas pessoas sentem que suas gatas se tornaram preguiçosas após serem castradas. Mas o procedimento não afeta a vontade de caçar e brincar do animal. Uma gata castrada não terá mais vontade de procurar um gato macho, mas continuará querendo brincar. Se ela parecer menos ativa, encontre novas maneiras de aumentar seu interesse. Encontre brinquedos que se movimentem, ou jogue bola com ela. Leve-a para passeios diários para aumentar seu nível de exercícios. Essas atividades ajudarão a manter um peso saudável.

Causas para o aumento de peso de uma gata após ser castrada
Dê a ela brinquedos que se movimentem ao serem tocados (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível