×
Loading ...

Diferenças entre os rostos do Coton de Tulear e do Maltês

O Coton de Tulear (coton de curto) e o Maltês são ambos membros da família de raças bichon, juntamente com o Bichon Frise, o Bichon Bolonhês e o Bichon Havanês. O Maltês é uma raça registrada e reconhecida pelo American Kennel Club (AKC), mas o Coton está nos primeiros estágios para ganhar reconhecimento. Os amantes da raça iniciaram seus próprios clubes e aceitaram o padrão do Coton como o fornecido pela Fédération Cynologique Internationale (FCI), uma federação internacional de kennel clubs com base na Bélgica.

Os Malteses têm sido os aristocratas do mundo canino por 28 séculos (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Cor

O rosto do Maltês, assim como o seu corpo, é branco puro, enquanto o de um Coton pode ser branco, preto e branco ou tricolor, que nesse caso significa uma combinação de pelos pretos, brancos e cor de champanhe.

Loading...

Rosto e cabeça

A cabeça do Coton em relação ao modo como emoldura o rosto é redonda e esférica, e com o focinho e boca de comprimento médio. A cabeça do Maltês é levemente arredondada na frente, mas larga em relação ao comprimento. O rosto é mais plano que o do Coton, com um focinho mais curto, arcos zigomáticos pronunciados (os ossos das bochechas) e leve parada.

Pelo

O Maltês adulto apresenta pelo bem longo e sedoso, que cresce para baixo nos dois lados do rosto, enquanto o Coton apresenta uma pelagem de comprimento médio que cresce em direção aos olhos se não for aparada. O Coton também comumente apresenta pelos como "barba" e "bigode" e com uma textura de algodão macio, ao contrário do pelo sedoso do Maltês.

Olhos e orelhas

O Coton tem sobrancelhas proeminentes com o pelo que se sobressai para cima e para frente. Os olhos do cão são grandes, arredondados e muito escuros, e uma das marcas registradas da raça são os cílios extremamente longos e espessos. As orelhas são triangulares e para cima.

O Maltês tem olhos separados e as bordas das pálpebras podem ser pigmentadas de preto ou marrom, dependendo da cor do nariz, que deve ser de comprimento médio, fino e pontudo. As orelhas são caídas aos lados da cabeça.

História

O Coton de Tulear originou-se do Coton de Réunion, cães que viajavam com mercadores da Ilha da Reunião até Madagascar. O cão foi nomeado após a cidade de Toliara, em Madagascar e a pelagem "de algodão" similar à do Bichon. Originalmente chamado de cão real de Madagascar, os colonizadores o batizaram com o nome atual. A raça está quase extinta em Madagascar e agora é encontrada principalmente da Europa e na América do Norte.

O Maltês têm sido considerado o "aristocrata" do mundo canino há mais de 28 séculos. Durante o tempo do apóstolo Paulo, o governador romano de Malta tinha um Maltês e os gregos eram conhecidos por erguer tumbas para os seus Malteses. A raça foi aceita para registro do AKC em 1888.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...