×
Loading ...

Causas e efeitos dos desastres naturais no Caribe

Atualizado em 23 março, 2017

O tempo quente, as praias de areia e as belas vistas do Caribe ajudaram a torná-lo um destino chave para os turistas todos os anos. Entretanto, poucos são aqueles cientes de que a maioria das regiões tendem a desastres naturais. Esses desastres e suas consequências podem causar destruição de propriedade e até mesmo morte.

O Caribe testemunhou vários desastres naturais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Furacão

A região do norte do Atlântico, onde está situado o Caribe, tende a furacões todos os anos. Os furacões derivam sua força pelo calor criado pelas águas quentes tropicais e podem formar-se quando a temperatura do oceano chega a aproximadamente 27 ºC. Eles chicoteiam ventos por mais de 120 km/h, carregando objetos que podem quebrar sobre estruturas ou pessoas. A temporada de furacões vai desde 1º de junho até 30 de novembro. Eles também são precedidos e seguidos por fortes chuvas. Essas chuvas podem destruir colheitas e até mesmo edifícios não construídos devidamente. Além disso, ela pode aumentar o fluxo do rio, causando inundações. Em 2010, o furacão Tomas atingiu a região e matou 14 pessoas em St. Lucia.

Loading...

Terremotos

As ilhas do Caribe são situadas no anexo de duas placas tectônicas: a da América do Norte e a do Caribe. Como resultado, as atividades sísmicas dessas regiões são avaliadas como moderadas a severas, com o maior terremoto tendo ocorrido há aproximadamente 50 anos. Em 7 de julho de 1692, na Jamaica, um terremoto destruiu o refúgio de piratas conhecido como Port Royal completamente. E, em 12 de Janeiro de 2010, um terremoto avaliado como 7.0 acertou o Haiti, matando 230 mil pessoas. Além da destruição de estruturas, esses terremotos podem, algumas vezes, causar liquefação, que é quando o solo divide-se. Isso mais os colapsos de construções e possíveis tsunamis podem criar mais destruição e mortes.

Erupções vulcânicas

As ilhas do Caribe foram criadas por meio de erupções vulcânicas. Dominica, Guadalupe, Martinica, Saba, Santa Lúcia e São Vicente formam um arco vulcânico na região. Enquanto vários vulcões estão adormecidos, alguns continuam ativos. Há um vulcão submarino ativo perto do litoral de Granada. Dependendo de sua severidade, as erupções vulcânicas podem causar tsunamis. Tal força pode extinguir ilhas menores. As erupções vulcânicas podem também causar correntes de larva e lama, causando morte e destruição.

Desmoronamento

Os desmoronamentos de terra podem surgir de variados fatores, incluindo chuvas torrenciais, furacões, terremotos e erupções vulcânicas. No Caribe, esses deslizamentos podem ocorrer como os desmoronamentos de pedra com materiais caindo das montanhas. Essas quedas podem bloquear as estradas localizadas na base da montanha e esmagar casas ou pessoas. Os deslizamentos de terra também podem causar fluxos de lama.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...