Diferença entre tempestades isoladas e multicelulares

Tempestades podem se formar muito rapidamente

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Há uma leve distinção entre a previsão para tempestades isoladas e tempestades multicelulares, o que pode significar a diferença entre pegar o seu guarda-chuva ou deixá-lo para trás. Se você está planejando um evento ao ar livre, a diferença entre os fenômenos determinará se precisa ou não de um "Plano B"

Tempestades

Uma tempestade é caracterizada por qualquer nuvem que produz raios e trovões, e a chuva nem sempre está presente — áreas desertas, em muitos casos, experimentam tempestades sem chuva caindo no chão. Todas as tempestades, ou células, compartilham características básicas. A luz solar aquece o solo, criando ar quente, que se eleva da superfície sob a forma de correntes de ar. Essas correntes de ar ascendentes carregam uma umidade que se condensa, formando nuvens espessas. No ponto mais alto, as gotas de água na nuvem se congelam, e o ar quente eventualmente perde o seu calor, caindo de volta à terra e fazendo com que a tempestade se dissipe.

Tempestades isoladas

Em termos meteorológicos, uma tempestade isolada indica que a chance de qualquer local receber uma tempestade é inferior a 30%, e elas são associadas com o ar quente e úmido do verão. De acordo com o National Severe Storms Laboratory, o tempo médio de uma tempestade é de 30 minutos e, mesmo se você for pego em uma tempestade isolada, pode esperar ela passar.

Tempestades multicelulares

Uma previsão do tempo incluindo tempestades multicelulares indica que a chance de tempestades está entre 30 e 50%. As tempestades multicelulares cobrem uma maior área geográfica do que as tempestades isoladas e muitas vezes se formam em grupos, com a mesma área experimentando mais de uma tempestade. As tempestades também podem formar estruturas lineares chamadas "linhas de instabilidade", que são capazes de produzir o mau tempo.

Segurança

Belo a distância, o raio é o assassino nº 1 em tempestades

George Marks/Retrofile/Getty Images

Os perigos relacionados a tempestades são os mesmos, independentemente da sua cobertura geográfica. Uma tempestade isolada pode causar tantos danos como uma linha de instabilidade organizada. O raio é o aspecto mais perigoso de qualquer tempestade, sendo uma ameaça a qualquer momento em que você ouvir um trovão. Chuvas torrenciais levam à inundação instantânea, muitas vezes pegando pessoas de surpresa, e tempestades estacionárias representam a maior ameaça de inundação. Ventos fortes e granizo causam danos materiais na casa dos milhões de reais.

eHow Brasil
×