Causas e efeitos de níveis flutuantes de açúcar no sangue

Escrito por asba lee | Traduzido por marina pastore
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Causas e efeitos de níveis flutuantes de açúcar no sangue
Controle o nível de açúcar no seu sangue com alimentos saudáveis (Image by Flickr.com, courtesy of Mo Riza)

Se você já se sentiu cansado subitamente, teve palpitações, ficou irritável, teve visão turva ou percebeu que não conseguia se concentrar, você pode estar sofrendo flutuações drásticas no nível de açúcar no sangue.

A glicose, derivada dos carboidratos que você come, é a fonte de energia para os processos vitais do seu corpo. Seu cérebro, músculos, aparelho digestivo e glândulas são todos dependentes desta energia para funcionar corretamente.

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Fatos

O nível de açúcar no sangue refere-se à quantidade de glicose presente na corrente sanguínea, que é diretamente afetada pelo que e quando você come.

O nível normal de açúcar no sangue ou glicemia antes de uma refeição (glicemia de jejum) é 83 mg/dl (4.6 mmol/L) ou menos. Se sua glicemia de jejum estiver em torno de 90 mg/dl (5 mmol/L), isso pode indicar diabetes, mesmo que você ainda não tenha sido diagnosticado com a doença.

Se você estiver saudável, seu nível normal de açúcar no sangue depois da refeição (glicemia pós-prandial) deve estar abaixo de 120 mg/dl (6.6 mmol/L). "Depois da refeição" significa uma ou duas horas. Um nível abaixo de 100 mg/dl (5.5 mmol/L) duas horas depois de comer também é normal.

Índice Glicêmico (IG)

O índice glicêmico (IG) é uma medida do efeito da comida no seu nível de glicose (açúcar). 70 ou mais é considerado alto, e 55 é baixo. Como exemplo, a maior parte das frutas tem um IG baixo, de 55 ou menos, e o arroz branco tem um IG de mais ou menos 70. Compare isto ao açúcar refinado, que tem um IG de 100.

Alimentos com IG alto elevam rapidamente o seu nível de açúcar no sangue. Aqueles com um IG mais baixo são considerados saudáveis, porque uma liberação continuada de energia é melhor do que um pico rápido. Um pico rápido na glicose induz o pâncreas a liberar insulina. Isto é perigoso para diabéticos ou para quem sofre de um distúrbio de alto nível de açúcar no sangue.

Motivos para flutuação

Se você é saudável, seu nível de açúcar no sangue flutua moderadamente ao longo do dia. Hábitos alimentares ruins, pular refeições ou comer muito tarde são fatores que fazem com que sua glicemia caia. Isto é conhecido como hipoglicemia.

A hiperglicemia, ou alto nível de açúcar no sangue, é devida a grandes quantidades de açúcar e ao consumo de carboidratos simples (ou alimentos com alto IG). Isto é perigoso para os diabéticos, porque seus corpos não produzem insulina suficiente para processar a glicose.

Efeitos da flutuação

A hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) aumenta o estresse e a ansiedade. Em mulheres, ela pode contribuir para um desequilíbrio hormonal, causando sintomas como suor excessivo. O nível baixo de açúcar no sangue também leva à oscilações de humor, palpitações e pressão sanguínea elevada, porque seu corpo produz adrenalina demais quando a glicemia cai muito. Outros sintomas podem incluir: nervosismo, suor, fome intensa, tremores, fraqueza e palpitações.

A hiperglicemia — alto nível de açúcar no sangue e, como resultado, alto nível de insulina — durante um período prolongado contribui para doenças do coração e diabetes tipo 2, porque seu corpo não consegue manter altos níveis de insulina para processar o açúcar. Este distúrbio pode ser chamado de pré-diabetes. Com ele, a gordura se acumula devido à resistência da insulina e à incapacidade do seu corpo de metabolizar gorduras.

Equilíbrio

A glicose é um importante nutriente para o cérebro e outros órgãos e seu nível flutua primariamente devido ao que você come. Com uma dieta adequada, você pode controlar esta condição. Uma dieta rica em fibras retarda o processo digestivo, dando-lhe um nível constante de glicose. Coma refeições regulares para manter o nível de açúcar no sangue. Se você é propenso a variações no nível de glicose, coma refeições menores com mais frequência. Alimentos naturais e saudáveis, como castanhas, grãos integrais e frutas, ajudam a regular a glicose.

O jejum ou a fome causada por pular refeições agravam o problema. Evite a cafeína, já que ela diminui o nível de açúcar no sangue. Evite rigorosamente o excesso de sal e açúcares refinados. Conheça o IG dos alimentos que você consome regularmente e modifique os que tiverem índice alto. Vá até "Índice Glicêmico" na seção de referência para informações sobre o IG.

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