Causas da hipoglicemia de jejum

Escrito por dana severson | Traduzido por marina pastore

Outras pessoas estão lendo

Causas da hipoglicemia de jejum

A privação de comida pode causar a hipoglicemia de jejum

Dynamic Graphics/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Hipoglicemia de jejum

A hipoglicemia de jejum é um distúrbio não-diabético em que o nível de açúcar no sangue cai para um patamar anormalmente baixo. Ela é definida como um nível de açúcar no sangue abaixo de 50 miligramas por decilitro (mg/dL). Conhecida no meio médico como hipoglicemia pós-absortiva, este estado de baixa glicemia é geralmente causado por uma substância, evento ou doença que afeta o indivíduo no momento.

Anorexia

Para algumas pessoas, a anorexia pode causar hipoglicemia de jejum, devido à privação de comida. À medida que uma pessoa priva seu corpo de alimentos, a quantidade de glicose presente no sangue eventualmente sofre um declínio, resultando em hipoglicemia. Porém, este estado é muitas vezes relacionado a períodos mais prolongados de inanição, em que quaisquer reservas de glicose, como as que se encontram no fígado, já foram gastas.

Doenças

Outra causa comum da hipoglicemia de jejum é alguma doença. Nesta situação, um distúrbio nos rins, fígado ou até no coração pode mudar a maneira em que a glicose é liberada na corrente sanguínea, seja após as refeições ou em períodos de abstenção de comida. Isto resulta em um declínio do nível de açúcar no sangue e, eventualmente, em hipoglicemia.

Tumores

Tumores pancreáticos raros também podem causar a hipoglicemia de jejum. À medida que um tumor se desenvolve no pâncreas, ele pode causar um aumento na produção de insulina, fazendo com que a glicose vá para as células muito mais rápido do que o normal e reduzindo a quantidade de açúcar no sangue. Porém, não são apenas tumores pancreáticos que podem causar este tipo de problema nas pessoas. Quase qualquer tumor no corpo pode "queimar" mais glicose do que o normal, causando um impacto sobre o nível de açúcar no sangue.

Medicamentos

A hipoglicemia de jejum é muitas vezes causada por medicamentos, como o etanol, o haloperidol, o quinino e sulfonamidas, para citar alguns. Estes tipos de substâncias podem de fato modificar a maneira em que a glicose é utilizada no corpo, fazendo com que o nível caia e a hipoglicemia se forme.

Hormônios

Também é possível que deficiências hormonais, especialmente em crianças, possam causar a hipoglicemia de jejum. Uma superprodução de insulina, enzimas "queimadoras de carboidratos" e hormônios insuficientes das glândulas pituitária ou adrenal podem fazer com que o nível de açúcar no sangue caia.

Álcool

O álcool é outra causa em potencial da hipoglicemia de jejum. Com esta substância, o processo digestivo envolvido com o álcool pode dificultar a liberação hepática da glicose, causando uma queda no nível de açúcar no sangue.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media