Causas de lábios rachados

Escrito por contributing writer | Traduzido por érica costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os lábios são uma das partes mais sensíveis do corpo humano. Apenas uma fina camada de pele funciona como a cobertura externa. Eles têm poucas glândulas sebáceas, além de não terem glândulas sudoríparas. Eles são, portanto, mais propensos à secura e rachaduras.

Rachados podem ser mais dolorosos e desconfortáveis. A pessoa que sofre desta condição experimenta secura, sensibilidade, vermelhidão e inchaço dos lábios. Simplesmente falar ou sorrir pode produzir uma careta no rosto da pessoa por causa da dor que essas ações provocam. Esta condição pode ser causada por uma série de coisas.

Outras pessoas estão lendo

Clima

Algumas pessoas podem ter reações cutâneas nos lábios durante as mudanças de tempo, isto é, o, inverno seco e frio ou o calor do sol e exposição excessiva a estes fatores. Em casos extremos, lábios rachados causados pelo excesso de sol podem levar a uma condição chamada queilite actínica, a degeneração dos lábios. Esta condição pode levar ao câncer.

Infecções

A diminuição da eficiência do sistema imunológico de uma pessoa pode torná-lo mais suscetível a infecções em diversas partes do corpo, incluindo os lábios sensíveis.

Cigarros

O contato do cigarro nos lábios e a fumaça de cigarro podem esgotar ainda mais a umidade dos lábios, consequentemente secando-os na medida em que eles quebram e racham.

Alergia aos produtos cosméticos

Alguns produtos de beleza, incluindo sabões e xampus, podem conter ingredientes nocivos que podem irritar a pele, especialmente os lábios.

Deficiência de Vitaminas e Minerais

A condição em que a pele se torna seca, escamosa e há descamação é atribuída à falta de vitamina A e ferro em combinação com desnutrição energético-protéica (PEM). Da mesma forma, a falta de vitamina B2 (riboflavina) pode causar ariboflavinosis, uma condição que causa lesões na boca. A deficiência de vitamina C, por sua vez, provoca uma menor produção de colágeno, que ajuda a manter a saúde da pele no corpo.

Desidratação

Lábios rachados também podem resultar em desidratação. Isto ocorre quando o nível normal de água do corpo de uma pessoa diminui para um nível anormal. Algumas condições médicas que podem causar desidratação são: diarréia grave, vômito, febre alta, sangramento excessivo, transpiração excessiva e ingestão insuficientes de líquidos. Beber muito café ou álcool também pode fazer o corpo desidratar.

Doença de Kawasaki

Uma doença rara em crianças com idades entre 5 anos ou menos, a Doença Kawaskaki não é evitável e é caracterizada por uma febre alta que dura pelo menos cinco dias, vermelhidão nos olhos, erupções na barriga, genitais e no peito, inchaço da língua, palmas das mãos, solas dos pés e linfonodos, dor de garganta e os lábios secos e rachados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível