Saúde

Causas de lábios secos e rachados

Escrito por túlio pires bragança Google
Causas de lábios secos e rachados

Lábios são os que mais sofrem com a temperatura

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Nossos lábios são a primeira parte do corpo que percebe as alterações da temperatura e umidade. Quando o inverno vem chegando, podemos sentir que eles logo se ressecam e às vezes acabam até ficando rachados. Como os lábios tem uma pele mais fina e não possuem as glândulas que fazem nossa hidratação natural, são os que mais sofrem quando o clima muda drasticamente. Seja o ar seco, calor em excesso ou frio severo, algumas pedidas podem ser tomadas para evitar complicações com nossos lábios.

Outras pessoas estão lendo

Prevenindo os lábios secos

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Lábios secos são sinônimo de falta de hidratação. Para não termos esse tipo de ressecamento devemos nos preocupar sempre em evitar a perda de líquido. Existem dois tipos de substâncias que podem ser bem úteis nesse momento. Os hidratantes, como o próprio nome diz, ajudam a levar água para a parte do lábio. Já os materias oclusivos trabalham para impedir a saída ou ressecamento dos líquidos. Antes era comum o uso da manteiga de cacau como protetor labial, muito famoso principalmente nos tempos de inverno, porém hoje estão disponíveis no mercado produtos mais modernos e melhores para hidratação.

Beba no mínimo 2 litros de água

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Seja no inverno ou no verão, você precisa beber muita água. Como a desidratação é um dos principais fatores dos lábios secos e rachados, abuse da água sem medo. Aumente consideravelmente a ingestão de água, principalmente no período mais frio do ano, para deixar seus lábios com uma aparência mais fresca e saudável. Outra opção é usar umidificadores de ar nos ambientes mais secos da residência. Se mesmo assim eles continuarem desidratados, aplique panos molhados com água fria para melhorar a situação.

Dieta pode piorar seus lábios

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O tipo de dieta pode estar diretamente ligado aos lábios secos e rachados. Alguns alimentos que fazem muito bem para nosso corpo podem ser prejudiciais a nossa boca, causando sua desidratação. É o caso de frutas cítricas e seus sucos, que em contato com a luz do sol podem gerar uma reação tóxica, causando alergias em nossos lábios. O cobalto encontrado na vitamina B12 e vitamina A é outro grande vilão dos lábios, tendo um efeito nocivo em nossa cavidade bucal. Corantes vermelhos, geralmente encontrados em doces e chicletes, também são causadores de rachaduras no tecido labial e podem gerar hemorragias e irritações.

Vida saudável

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O uso de drogas e o próprio cigarro são bastante maléficos para os lábios. Além de desidratá-los, deixando-os extremamente secos, essas substâncias afetam também a parte interna da boca. Os óleos naturais do nosso corpo, que evitam que nossos lábios se desidratem, são destruídos pelo cigarro, o que facilita e aumenta o aparecimento de fissura na boca. Outro cuidado que devemos tomar é com a nossa higiene. As infecções fúngicas em nossos lábios e ao redor da região bucal tem como causa principal a falta de limpeza e de condições mínimas de higiene.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media