Mais
×

Causas para problemas em massas de torta à base de biscoitos

Atualizado em 13 junho, 2017

Nada combina mais com um recheio cremoso de torta do que uma massa crocante, feita com biscoitos esmigalhados. Entretanto, alguns problemas podem tornar a preparação desse tipo de massa menos divertida. Felizmente, com um pouco de informação, você pode evitá-los, seja um problema com a montagem, textura ou cozimento.

Tortas podem ser feitas com massa à base de biscoito (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A massa ficou muito doce

Algumas tortas, como as de chocolate ou de coco, têm recheios doces. Uma massa feita com bolachas doces geralmente não combina com esses tipos de recheios, saturando o paladar. Por isso, a edição de maio de 2010 da revista Cooks Illustrated recomenda o uso de bolachas com menor teor de açúcar. A revista explica que o sabor levemente adocicado é perfeito para recheios bem doces, complementando-os ao invés de abafar seu sabor.

Massa quebradiça

Outro problema possível é que a massa às vezes não fica unida, quebrando-se após sair do forno. É frustrante levar tempo preparando uma torta, apenas para vê-la desmoronar no momento em que você tenta tirar uma fatia. O problema pode estar nas migalhas. De acordo com o famoso chef e escritor Alton Brown, migalhas muito finas não têm a coesão necessária para ficar unidas. A resposta, relata Brown, é deixar alguns pedaços grandes. Eles oferecem pontos de união para manter a crosta unida.

A crosta queimou

Outro problema comum acontece quando a massa queima. Bolachas doces geralmente levam açúcar e manteiga, e ambos queimam com facilidade. Brown recomenda usar um termômetro de cozinha para certificar-se de que seu forno não esteja muito quente. Uma pedra de forno também pode uniformizar a temperatura interna, ajudando sua massa a cozinhar por igual. Por fim, confira a massa com frequência e retire-a do forno assim que se tornar marrom-dourada.

É difícil fazer mini tortas

Você não precisa fazer apenas tortas grandes com massa à base de biscoito. Mini tortas, como as de limão e de frutas, são opções menores mais adequadas a jantares elegantes. Entretanto, fazer as massas dessas pequenas delícias não é fácil. A edição de janeiro de 2005 da revista Cooks Illustrated recomenda fazer as massas em fôrmas para bolinhos (como as de cupcakes), e modelá-las usando o fundo de um copo ou taça.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article