Cerimônia Hindu após uma morte

Escrito por dirk huds Google | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cerimônia Hindu após uma morte
Os hindus acreditam que a morte lança a alma para o próximo nível da existência (ghanesh image by tamarang from Fotolia.com)

O hinduísmo tem mais de 900 milhões de seguidores em todo o mundo. Sendo uma das religiões mais antigas, ele não se guia por uma única figura principal ou escritura original. É uma religião que tem evoluído por meio dos ensinamentos de muitos praticantes, sendo considerada uma estrutura de vida, mais do que simplesmente um artigo de fé. A religião hindu possui rituais associados à morte e ao que ocorre depois dela.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Depois que uma pessoa morre, o líder dos enlutados, normalmente o filho mais velho do falecido, passa uma candeia por todo o corpo antes que ele receba o banho final. Flores são colocadas em volta da pessoa enquanto os parentes do mesmo gênero banham o corpo, ungem a cabeça com óleo de sésamo e envolvem tudo em roupas brancas. O corpo é colocado em um caixão. Durante a cerimônia, ele será posicionado de modo que seus pés apontem para o sul, a direção do Yama, deus da morte, e sua cabeça para o norte, onde fica Kubera, deus da prosperidade.

Cremação

Os hindus creem que a cremação é a melhor maneira de a alma tirar as algemas da existência terrena. Ela permite que os elementos que compõem o corpo -- fogo, ar, terra e água -- retornem às suas esferas naturais. O líder dos enlutados acende a pira do funeral utilizando um maço incandescente de grama kusha. Caminha em sentido horário em torno do corpo por três vezes, acendendo a pira. Quando o corpo está quase totalmente cremado, o esqueleto é quebrado com uma vara de bambu para permitir que a alma flutue livre. Esse ritual é chamado de kapala kriya.

Cinzas

Aproximadamente 12 horas após a cerimônia de cremação, os membros masculinos da família retornam para coletar as cinzas. As cinzas e pedaços pequenos de osso, chamados "flores", são enterrados.

Geografia

Se o hindu viver perto do Rio Ganges, suas cinzas devem ser colocadas em cima de uma pira flutuante com suas chamas acesas e empurradas pelo curso do rio, de modo que se dispersem na água. Os hindus acreditam que o Ganges é sagrado, como foi mencionado em um de seus textos mais antigos, o "Rig Veda". Varanasi, uma cidade sagrada do norte da Índia, se situa às margens do Ganges e, normalmente, as pessoas dessa área espalham as cinzas de seus entes queridos no rio.

Alternativas

Embora muitos hindus sejam cremados após a morte, existem exceções. As crianças normalmente são enterradas em uma cova sagrada perto dos templos. Um mestre iluminado, alguém que se devotou para estudar e cultuar e, com frequência, se tornar professor de Hinduísmo, é enterrado em uma tumba chamada samadhi.

Lamentos

Por 12 dias após a cremação, os membros da família do falecido não devem se limpar conforme um ritual. Eles permanecem em casa e não comparecem ao templo e a nenhuma festividade religiosa. Drapejam ícones religiosos com roupas brancas e compartilham seus problemas com a crença de que isso aliviará o peso do pecado carregado pelo falecido. Os hindus acreditam em reencarnação, pois na morte, a alma de uma pessoa simplesmente está sendo transferida para o próximo estágio da existência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível