Cinco maneiras de se tornar um fotógrafo de moda bem sucedido

Escrito por megan burns | Traduzido por juliana fabrício de godoy
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Cinco maneiras de se tornar um fotógrafo de moda bem sucedido
Fotografia de moda exige fazer contatos e um portfólio de qualidade (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Não importa se você é um aspirante a designer, modelo ou fotógrafo; entrar no mundo da moda não é uma tarefa fácil. Assim como fazer cliques de fotos estilosas depende do seu talento e nível de habilidade, fazer as conexões certas também depende da sua capacidade. Mas, felizmente, há muitas formas de se fazer ser notado pelos figurões da área e aumentar as suas chances de sucesso na competitiva indústria da moda.

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Coloque em dia as suas habilidades de fotografia

No seu trajeto para se tornar um bom fotógrafo de moda, uma das primeiras ordens do dia deve ser aperfeiçoar as suas habilidades fotográficas. Aprimorar o seu talento pode ser tão simples como ir para o campo e fazer experimentações com diferentes posicionamentos de câmera e luzes. Ou, ainda, pode envolver uma educação mais longa e formal em uma universidade. Além de ampliar o seu conhecimento, aperfeiçoar as suas habilidades deve também te ajudar a limitar o tipo de trabalho que você deseja seguir, seja na área editorial ou de catálogos.

Construa seu portfólio

O seu portfólio é uma ferramenta essencial para que os seus potenciais empregadores conheçam as suas habilidades fotográficas e estilo. Faça um livro para abrigar as suas melhores fotos, e depois vá gradualmente aumentando ele. Os portfólios mais bem sucedidos contêm pelo menos 20 fotos, e incluem tanto cópias não publicadas quanto imagens recortadas de publicações. Apesar de nem todas as suas fotos terem que ser relacionadas à moda, seria útil ter alguns exemplo de trabalhos relevantes. Trabalhe com modelos e designers emergentes da sua região, já que é provável que eles também estejam procurando exposição e o trabalho em equipe pode beneficiar a todos os envolvidos. Além disso, aproveite os meios online, como sites pessoais, blogs e redes sociais, para mostrar o seu trabalho de um jeito fácil e rápido.

Saiba quem é quem

Saber quem são os seus clientes potenciais é decisivo para um aspirante a fotógrafo de moda. Você precisa ter os contatos certos para colocar o seu pé na porta. Por exemplo, editores de revistas de moda podem ajudá-lo a ter seu trabalho visto por centenas de milhares de leitores se eles gostarem do seu trabalho. Faça o seu dever de casa para descobrir quem é quem na indústria, e então procure as informações de contato dessas pessoas. Tenha uma agenda com os nomes importantes e use-a como um guia fácil e prático.

Envie o seu trabalho

A não ser que você tenha um conexão pessoal com alguém de dentro, marcar uma reunião com um editor vai ser bastante difícil. Ao invés de se deitar sobre os louros e esperar que um encontro por acaso aconteça, vá em frente e envie exemplos do seu trabalho para os figurões da indústria dos quais você já tem os contatos. Envie cópias do seu portfólio para os contatos apropriados. Use impressões e transparências, e nunca envie os originais para que eles não se percam na confusão.

Trabalhe com galerias

Trabalhar com uma galeria pode ser uma maneira excelente de ter o seu trabalho de fotografia de moda divulgado e potencialmente vendido. Entre em contato com as galerias locais da sua região que pareçam combinar com o seu estilo de fotografia e descubra quais são as regras para apresentar o seu trabalho. Se uma galeria se mostrar interessada, estabeleça algumas regras básicas para exibir o seu trabalho e garantir uma experiência justa e profissional para todos. Por exemplo, algumas galerias podem esperar exclusividade total, o que o impediria de trabalhar com qualquer outro estabelecimento.

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