Os cinco principais fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa

Escrito por michael wolfe | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os cinco principais fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa
Existem vários fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa (business image by peter Hires Images from Fotolia.com)

Começar uma empresa é sempre um projeto arriscado, no qual não há qualquer retorno garantido de um investimento substancial de tempo, energia e dinheiro. De acordo com os consultores de negócios da SCORE, apenas cerca de metade das pequenas empresas que contratam funcionários continuam existindo depois de cinco anos. Ainda assim, existem vários fatores nos quais as empresas podem se concentrar para aumentar suas chances de sucesso.

Outras pessoas estão lendo

Inovação

Um dos adágios mais famosos sobre iniciar um negócio diz que um bom empreendedor precisa encontrar uma lacuna no mercado e preenchê-la. Qualquer empresa nova deve ser capaz de oferecer aos consumidores algo que eles ainda não têm. Se o produto for semelhante ao oferecido pela concorrência, ele deve apresentar algum elemento novo, como sua localização ou o marketing. Sem inovação, os consumidores não terão um motivo convincente para comprá-lo.

Marketing

Um dos pré-requisitos para que um cliente compre um bom serviço é saber que esse serviço existe e se sentir motivado a adquiri-lo. Para obter sucesso, a empresa deve informar o grupo certo de clientes potenciais a respeito de seu produto e oferecer motivos persuasivos que justificam a compra desse produto. O marketing pode assumir infinitas formas, desde um anúncio pendurado na vitrine até uma campanha televisa em rede nacional. Cada empresa deve encontrar a forma mais adequada para seu produto.

Eficiência

Um dos principais fatores que separam empresas bem-sucedidas das mal-sucedidas é a eficiência. Uma vez que várias empresas têm uma margem de lucro de um dígito, elas devem ser capazes de minimizar os custos e maximizar a produtividade para poder sobreviver. Saber onde e como cortar os excessos é fundamental para manter o negócio vivo.

Inovação

Raramente os mercados se mantêm constantes por muito tempo. A demanda do consumidor pode mudar, podem surgir novos concorrentes e os fornecedores podem modificar suas ofertas. Isso significa que as empresas, mesmo em indústrias relativamente estáveis, devem ser capazes de adaptar e modificar seus produtos e serviços, a fim de atender essas mudanças. Uma empresa que não consegue mudar logo se tornará obsoleta.

Atendimento ao cliente

No fundo, quase todas as empresas, mesmo aquelas que somente fabricam produtos, têm como objetivo atender o cliente. Exceto no caso de algumas poucas que detêm monopólio sobre determinado bem ou serviço, as demais devem ser sensíveis às necessidades do cliente. Boas empresas conseguem identificar o que seus possíveis clientes desejam e oferecer isso a eles. Uma vez garantida sua clientela, a empresa deve manter esse relacionamento e construir confiança e lealdade mútua.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível