Classificação de orquídeas

Escrito por skip davis | Traduzido por maria clara cavalcanti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Classificação de orquídeas
Orquídeas Calypso são encontradas em regiões de temperaturas moderadas ao longo da América do Norte (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A família das orquídeas, ou Orchidaceae, é uma das maiores famílias botânicas de plantas com flores dos sistemas classificatórios de Lineu e do "Grupo de Filogenia das Angiospermas" (APG, no original em inglês). Orquídeas são perenes, vivendo mais do que um ano, e a maioria não possui caule lenhoso. Além disso, são plantas bulbosas, ou seja, possuem uma estrutura – o bulbo – que contém reserva nutricional.

Outras pessoas estão lendo

Orchidaceae

"Orchidaceae" é o termo classificatório de Lineu para a família das flores de orquídea. Mais de 1.000 gêneros e entre 15.000 e 20.000 espécies pertencem a essa família. Tais flores crescem em climas tropicais ou em regiões de temperaturas moderadas. São encontradas na Ásia, América do Norte, África e América do Sul. A Orchidaceae representa todas as orquídeas em duas subfamílias, Orchidoideae e Cypripedioideae.

Classificação de orquídeas
Orquídea Vanda, de origem asiática (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Asparagales

Os sistemas classificatórios de Lineu e do APG listam a família Orchidaceae dentro da ordem Asparagales. Outras flores na Asparagales são agaves, lírios, cebolas e narcisos. Algumas características comuns às plantas dessa ordem são o agrupamento de folhas que cresce da base da planta, bem como flores no topo do caule. Algumas delas – aspargos e selo de Salomão – possuem folhas no caule. Além da Orchidaceae, a ordem Asparagales também representa as famílias Lanariaceae, Hypoxidaceae e Doryanthaceae.

Classificação de orquídeas
Narciso, uma das flores da ordem Asparagales (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Monocotiledôneas

Todas as orquídeas são monocotiledôneas, que são plantas com apenas uma folha embrionária (cotilédone) em suas sementes. As monocotiledôneas possuem folhas paralelinérveas e raízes adventícias, que crescem de qualquer parte da planta além da raiz primária – também conhecida como radícula. Além disso, essas plantas são dotadas de partes florais em múltiplos de três, como três, seis ou nove pétalas de flores.

Classificação de orquídeas
Flor da orquídea Phalaenopsis, em que é possível ver suas três sépalas e três pétalas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Angiosperma

"Angiosperma" é o nome do filo em que estão todas as plantas com flores, incluindo as orquídeas. Esse filo é o maior grupo em todo o reino Plantae. As sementes de todas as angiospermas estão nas flores. As angiospermas utilizam a polinização com finalidade reprodutiva. Outras partes anatômicas das plantas do filo são os caules, as raízes e as folhas. Algumas angiospermas são classificadas como imperfeitas, ou seja, não possuem um dos dois órgãos de reprodução, seja ele masculino ou feminino. Entretanto, certas orquídeas são dioicas – plantas com órgãos masculino e feminino em flores separadas na mesma planta.

Classificação de orquídeas
Anatomia de uma orquídea: flores, haste e folhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Plantae

O reino Plantae é um dos maiores grupos de organismos no sistema de classificação de Lineu. As plantas são capazes de capturar a luz do sol através do processo de fotossíntese; tal processo fornece energia às plantas. A fotossíntese também usa a clorofila, um pigmento presente nas folhas que dá a coloração verde. Plantas com flores, como as orquídeas, e gimnospermas, como ginkgos, cicadófitas, musgos, samambaias e hepáticas estão representadas pelo reino Plantae.

Classificação de orquídeas
A luz do sol permite que a planta faça a síntese de energia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível