Como fazer uma cobra de origami para crianças

Escrito por jennifer komatsu | Traduzido por giovana moretti
Como fazer uma cobra de origami para crianças
O papel tradicional para origami vem em uma ampla variedade de cores sólidas e estampadas (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Existem muitos métodos para se fazer uma cobra de origami, desde uma muito simples até uma bem elaborada; para as crianças, é melhor começar com a simples. Escolha o padrão de origami que você vai usar de acordo com as idades e níveis de habilidade das crianças que farão parte do projeto.

Instruções

    Cobra enrolada

  1. 1

    Dobre seu quadrado de papel para origami pela metade, depois rasgue ou corte a linha dobrada; agora, você terá dois retângulos. Se não estiver usando o papel tradicional, dê para cada criança um retângulo de papel com o comprimento duas vezes maior que a largura.

  2. 2

    Coloque o retângulo sobre a mesa na sua frente, horizontalmente. Comece em um dos cantos superiores e o enrole bem firmemente em sua direção, em uma trajetória diagonal. Se enrolar mais firmemente ajudar, você pode começar com um palito de dentes no centro do rolo; porém, remova-o antes que as extremidades desapareçam no tubo.

  3. 3

    Enrole até estar a 2,5 cm ou mais longe do canto oposto. Pause e comece a enrolar aquele outro canto em direção ao tubo. Faça apenas algumas rotações; isso vai ajudar o canto externo do seu tubo ficar para baixo sem precisar colar.

  4. 4

    Termine de enrolar o lado superior a partir de onde você parou, enrolando o canto inferior em volta do tubo. Agora, o retângulo inteiro de papel está enrolado em forma de um tubo.

  5. 5

    Segure cada ponta em uma mão e use seus polegares e indicadores para enrolar levemente para frente e para trás e, assim, firmar mais o tubo.

  6. 6

    Escolha uma ponta para a cabeça da cobra. Dobre o tubo a 1,25 cm da ponta para dobrar a cabeça para baixo, de forma que a extremidade com ponta do tubo fique de frente e se torne o nariz da cobra.

  7. 7

    Dobre curvas adicionais no meio e na ponta da "cauda" do tubo para dar corpo e aparência de deslizamento à cobra.

  8. 8

    Use uma caneta para fazer os olhos na cabeça da cobra, se quiser.

    Cobra dobrada

  1. 1

    Corte um quadrado de papel. Se usar o papel tradicional de origami, comece com o lado branco virado para cima. Alinhe o papel na sua frente com a ponta de frente para você (em formato de diamante).

  2. 2

    Dobre o papel pela metade, unindo o canto superior com o canto inferior; depois, desdobre para marcar o centro do diamante. Essa marca deve ficar apontada para o lado oposto e não em sua direção.

  3. 3

    Dobre o papel fazendo com que o canto superior encontre a linha central; faça o mesmo com o canto inferior. Os cantos devem se encontrar na linha central. Seu papel, agora, terá um triângulo colorido nas extremidades superior e inferior e um quadrado branco de cada lado.

  4. 4

    Dobre a extremidade superior para baixo até a linha central; faça o mesmo com a extremidade inferior. Novamente, elas devem se encontrar perfeitamente na linha central.

  5. 5

    Repita até acabar com uma faixa horizontal estreita com extremidades com pontas. Um pequeno quadrado branco ainda aparecerá em cada extremidade.

  6. 6

    Dobre pela metade horizontalmente de forma a ter um longo trapézio sem nenhuma parte branca. Mantenha a extremidade dobrada no topo e a extremidade aberta na parte inferior.

  7. 7

    Faça uma dobradura diagonal a aproximadamente 1/4 do caminho em direção à faixa, trazendo essa seção perpendicularmente para cima em relação ao resto da faixa.

  8. 8

    Desdobre e reverta a dobradura externa (desdobre levemente a dobradura superior principal da faixa, dobrando novamente a seção feita a 1/4 do caminho ao longo da linha dobrada que você fez anteriormente. Essa seção novamente estará perpendicular à faixa principal, mas agora as extremidades da seção menor ficarão em lados opostos dela). Este é o pescoço da cobra.

  9. 9

    Faça outra dobradura reversa externa na ponta do pescoço para formar a cabeça. Ela deve sair do pescoço e ficar paralela ao corpo com a ponta do papel formando o nariz da cobra. Agora, você tem um corpo longo, com um pescoço e uma cabeça no lado esquerdo.

  10. 10

    Faça dobraduras retas na sua direção e opostas a você com intervalos de 2 a 2,5 cm ao longo do corpo da cobra para dar-lhe uma aparência deslizante.

Dicas & Advertências

  • Se você não estiver usando papéis tradicionais de origami ou chiyogami, tente usar papéis lisos e finos. As cartolinas coloridas tipicamente usadas com crianças não são ideais para o origami, pois são fáceis de rasgar e difíceis de dobrar nitidamente.
  • Pratique o projeto sozinho algumas vezes antes de tentar ensiná-lo para grupos de crianças.

O que você precisa?

  • Papel tradicional para origami ou papel comum
  • Tesouras
  • Palito de dente

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível