Código de vestimenta para empregados

Escrito por denise brandenberg | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Código de vestimenta para empregados
Muitos empresários e profissionais de recursos humanos criam códigos de vestimenta para seus empregados (Nick White/Digital Vision/Getty Images)

Muitos empresários e profissionais de recursos humanos criam códigos de vestimenta para seus empregados. As empresas criam essas políticas para assegurar que seus funcionários se vistam adequadamente para manter a boa imagem da empresa e evitar distrações no ambiente de trabalho. Há muitos benefícios na implementação de uma política de código de vestimenta, assim como na implementação de vários tipos de códigos de vestimenta.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

Definir os códigos de vestimenta específicos para os funcionários permite que as equipes de gestão criem uma atmosfera de profissionalismo, evitem roupas inapropriadas para uso e deem aos funcionários diretrizes claras do que vestir. Esses tipos de orientações podem evitar problemas caros de indenização no trabalho, especialmente quando implementadas nos locais de trabalho perigosos, como armazéns e fábricas. Também podem evitar problemas de assédio, porque muitas políticas impedem que os funcionários se vistam com roupas provocantes.

Código de vestimenta para empregados
Definir os códigos de vestimenta específicos para os funcionários permite que as equipes de gestão criem uma atmosfera de profissionalismo (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Profissional casual

Códigos de vestimenta profissional casual abrangem um amplo espectro. Algumas políticas casuais são um estágio acima do jeans, enquanto outras são um estágio abaixo do profissional. O profissional casual normalmente significa calça social e camisa para os homens e blusa e calça ou saia social para as mulheres. Muitas empresas exigem sapatos fechados, e a maioria proíbe as calças de brim, os blusinhas de alça e sandálias de dedo. Algumas empresas fornecem camisas com o logotipo da empresa ou suéteres aos funcionários para garantir que tenham roupas adequadas.

Código de vestimenta para empregados
Algumas empresas fornecem camisas com o logotipo da empresa ou suéteres aos funcionários para garantir que tenham roupas adequadas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Profissional de negócios

O traje profissional de negócios geralmente indica que os funcionários devem usar ternos. Muitas empresas não exigem o paletó, mas não permitem que braços nus sejam exibidos. Vestidos que sejam pelo menos na altura do joelho são geralmente apropriados para as mulheres, e algumas empresas até mesmo proíbem pernas nuas. Os homens geralmente são obrigados a usar gravata nos códigos de vestimenta profissional de empresas. Algumas exigem que os empregados usem ternos completos quando se reúnem com clientes ou trabalham com o público, mas tendem a ser mais flexíveis sobre a política quando o funcionário atua nos bastidores.

Código de vestimenta para empregados
O traje profissional de negócios geralmente indica que os funcionários devem usar ternos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Armazéns

Os códigos de vestuário para os funcionários de armazém tipicamente baseiam-se em questões de segurança. A maioria das empresas exigem botas de bico de aço, calças duráveis ​​e óculos de proteção. Quando manuseiam alimentos ou fabricam produtos delicados e sensíveis, é necessário usar luvas e redes no cabelo. Muitas empresas permitem que os seus trabalhadores usem camisetas, mas não estão autorizados a usar camisas com dizeres ou imagens provocantes. A maioria dos armazéns fornece algum tipo de uniforme para eliminar problemas com códigos de vestimenta dos funcionários.

Código de vestimenta para empregados
A maioria dos armazéns fornece algum tipo de uniforme para eliminar problemas com códigos de vestimenta dos funcionários (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Implementação

Há muitas maneiras de garantir que seus funcionários sejam informados sobre um novo código de vestimenta. Muitas empresas enviam um memorando para todos, fazem uma reunião para anunciar ou exigem que os gestores se reúnam com os trabalhadores para discutir a nova política de código de vestimenta, que devem estar claramente escritos no manual do funcionário -- os novatos devem assinar um termo dizendo que concordam.Também devem existir diretrizes sobre o que acontece se um funcionário desrespeitar as regras do código de vestimenta.

Código de vestimenta para empregados
Há muitas maneiras de garantir que seus funcionários sejam informados sobre um novo código de vestimenta (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível