Como o colesterol LDL entope as artérias?

Escrito por karen ellis | Traduzido por ricardo castiglioni
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Existem, na verdade, dois tipos de colesterol: o LDL (lipoproteína de baixa densidade) que é o "mau" colesterol e o HDL (lipoproteína de alta densidade) que é o "bom". Ambos são feitos e utilizados pelo organismo em quantidades adequadas, tornando-se desnecessário ter alimentos de colesterol alto em nossa dieta. A medicina estabeleceu quais são as quantidades saudáveis de cada tipo de colesterol para o corpo humano. Um nível de colesterol total maior que 240 mg/dl é considerado "colesterol alto". O nível de LDL não deve ser mais do que 100 mg/dl, e o HDL deve compor o restante do total.

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Como o colesterol LDL entope as artérias

O colesterol HDL trabalha para limpar da corrente sanguínea o colesterol LDL. Quando os níveis de HDL são baixos e os níveis de LDL são elevados, não há HDL suficiente para lidar com o "mau" colesterol. O colesterol LDL, em seguida, se fixa nas paredes das artérias. Isso é chamado de aterosclerose e eventualmente pode fazer com que a artéria seja bloqueada e causar doenças do coração, ataque cardíaco ou derrame.

Prevenção de artérias entupidas

O colesterol LDL elevado pode ocorrer no corpo por vários motivos. Determinados medicamentos, bem como alguns distúrbios lipídicos podem causar um desequilíbrio dos níveis de colesterol, criando mais LDL. A condição também pode ser herdada ou adquirida através de uma dieta de colesterol alto. Um profissional de saúde pode prescrever uma droga estatina para diminuir o LDL, se os níveis de colesterol estiverem muito altos.

Existem várias maneiras de prevenir ou baixar os níveis de colesterol. A primeira é a dieta. Uma dieta rica em colesterol alto é aquela que contém produtos de origem animal, como carne, aves, alguns frutos do mar, leite pasteurizado, queijo e ovos. Além disso, as gorduras saturadas de produtos de padaria, fast foods, lanches e carnes processadas como as carnes de almoço devem ser reduzidas ou eliminadas da dieta. Se você fuma, pare. Fumar permite o acesso de colesterol LDL nas células, o que causa danos. A prática de exercício regular de 20 a 30 minutos por dia vai aumentar o HDL e diminuir o LDL. Perca peso se necessário. O peso extra contribui para níveis mais elevados de colesterol LDL.

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