Mais
×

Como saber quando colher rabanetes

Atualizado em 18 julho, 2017

Rabanetes são um dos primeiros vegetais a estarem prontos para ser colhidos na primavera. A maioria das espécies está no ponto de colheita aproximadamente 25 dias após o plantio, e você pode semear as sementes a cada 10 ou 14 dias até o clima esquentar. Os rabanetes também são plantados na metade do verão para serem colhidos no outono, e rabanetes de inverno ficam maiores e podem ser colhidos em 50 a 70 dias após o plantio. A variedade de rabanete que produz vagens comestíveis é cultivada por suas vagens de sementes, que atingem a maturação em 50 dias. As condições climáticas afetam a época final de maturação e, então, é importante levar em consideração que as épocas de colheita impressas nas embalagens das sementes são estimadas.

Instruções

O redondo rabanete Cherry Belle é bastante popular entre horticultores (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Rabanetes pequenos

  1. Registre a data esperada de maturação para cada variedade de rabanete no dia em que plantar as sementes, e use uma caneta à prova d'água para escrever a data em uma etiqueta plástica colocada na linha de plantio — ou anote as informações em um caderno.

    Registre a data esperada de maturação para cada variedade de rabanete (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Verifique como estão os rabanetes de cinco a sete dias antes da data de maturação, retirando um deles do solo. Colha o rabanete que pegou de amostra, segurando a base da folhagem próxima ao solo e puxando-a para cima com firmeza. Se o rabanete estiver com 1,5 cm a 2,5 cm de diâmetro, sua produção está pronta para ser colhida.

    Verifique como estão os rabanetes de cinco a sete dias antes da data de maturação (Eising/Photodisc/Getty Images)
  3. Retire as folhas usando tesouras de jardim, lave os rabanetes e coloque-os em sacos plásticos. Eles se manterão frescos por duas ou três semanas na geladeira.

    Os rabanetes se manterão frescos por duas ou três semanas na geladeira (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

    Rabanetes de inverno

  1. Colha rabanetes de inverno a qualquer momento após a data de colheita esperada. Você pode deixá-los no solo até duas semanas antes da primeira geada de outono.

    Existem variedades de inverno (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  2. Colha os rabanetes de inverno segurando a folhagem próxima ao solo e puxando-a para cima.

    Para colher os rabanetes, segure a base da folhagem e puxe-a (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  3. Guarde os rabanetes por até dois meses onde possam se manter frescos e úmidos.

    Os rabanetes podem ser estocados por até dois meses (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

    Vagens comestíveis de rabanete

  1. Verifique as plantas a cada dois ou três dias após o aparecimento das flores. As vagens se assemelham às dos feijões, sendo que as vagens localizadas mais embaixo amadurecem primeiro.

    A vagem produzida por esta variedade de rabanetes é semelhante à do feijão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Para se obter um melhor sabor, colha as vagens quando tiverem a espessura de um lápis. Pegue o cabinho do rabanete agarrando o pequeno caule na extremidade da vagem e virando-o para o lado até que se parta no local onde o caule se junta ao ramo.

    Espere até que as vagens tenham a espessura certa para serem colhidas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  3. Use as vagens comestíveis do rabanete logo após serem colhidas ou guarde-as em um saco plástico na geladeira por uma semana.

    As vagens podem ser guardadas na geladeira (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Dicas

  • Atrase a colheita dos rabanetes de inverno cobrindo-os com 10 a 15 cm de palha ou feno. Você pode colhê-los conforme a sua necessidade durante o inverno.

Aviso

  • Rabanetes deixados no solo por tempo demais ficam vigorosos e desenvolvem um sabor picante.

O que você precisa

  • Caneta marcadora à prova d'água
  • Marcador de linha de plantio plástico ou caderno
  • Tesoura para jardim
  • Sacos plásticos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article