Colocação correta do monitor e o teclado de um computador

Escrito por jane williams | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Colocação correta do monitor e o teclado de um computador
O posicionamento adequado do seu monitor e teclado pode evitar que você sufra dores e distensões (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Os usuários de computadores costumam passar horas sentados frente às suas máquinas, seja para trabalhar, bater papo ou navegar pela internet. Usar um computador por um tempo prolongado com um monitor na posição incorreta pode causar dores e rigidez no pescoço, ombros e olhos; da mesma maneira, um posicionamento e uso incorretos do teclado pode resultar em danos aos nervos, músculos e tendões. Para evitar isso, é preciso fazer pausas frequentes e posicionar o monitor e o teclado apropriadamente.

Outras pessoas estão lendo

Monitor

Coloque o monitor a uma distância confortável diretamente à sua frente na mesa, a uma distância de 80 cm, aproximadamente. A "Cornell University Ergonomics" recomenda elevar ou abaixar o monitor, de forma que não seja preciso torcer, virar ou inclinar sua cabeça enquanto olhá-lo. Evite pontos de luminosidade, que podem fazer com que você se mova inconscientemente para evitá-los. Ajuste o brilho, o contraste e o tamanho de fonte para permitir uma visão cômoda e relaxada, sem a necessidade de piscar repetidamente ou se inclinar. Muitos navegadores e programas permitem ajustar o tamanho do texto para uma leitura mais confortável.

Teclado

Coloque o teclado diretamente à sua frente e centralize-o com o seu corpo para que o alcance de ambos os braços seja igual. Seus braços deverão estar posicionados igualmente e permanecerem perpendiculares ao chão, com seus cotovelos o mais próximos possível do seu corpo em uma posição cômoda. Coloque seu teclado de forma que seus pulsos se mantenham o mais planos e retos possíveis. Um teclado em ângulo altera a posição natural dos seus pulsos, ombros e cotovelos, o que pode causar danos nos nervos depois de um uso prolongado.

Relação entre o monitor e o teclado

A posição ideal do teclado e o monitor é diretamente à sua frente, mas alguns tipos de trabalhos com computadores impossibilitam esta colocação. Um funcionário que trabalha com processamento de dados pode precisar colocar as folhas impressas onde deveria estar o monitor, e deixar o monitor do seu lado. Falando de forma geral, coloque o dispositivo mais importante (aquele com o qual você mais interage) na sua frente. Os digitadores e funcionários que trabalham com processamento de dados devem manter o teclado à frente deles, enquanto os artistas gráficos precisam que o monitor esteja nessa posição.

Posição da cadeira e do corpo

Além do posicionamento correto do teclado e do monitor, uma boa cadeira para o computador ajuda a manter a posição correta do corpo e diminui as chances de lesão ou dor. A cadeira deve ser cômoda e ter um encosto para a coluna. Escolha um modelo que permita uma posição mais relaxada, reclinada; isso proporciona uma maior comodidade para trabalhar no PC por tempos prolongados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível