Lidocaína vs. benzocaína

Escrito por stephanie chandler | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lidocaína vs. benzocaína
A lidocaína e a benzocaína são anestésicos locais (commons.wikimedia.org/wiki/File:Benzoca%C3%ADna.png, commons.wikimedia.org/wiki/File:Lidocaine_Structure.png)

A lidocaína e a benzocaína são anestésicos locais, o que significa que elas podem fazer com que parte do corpo perca a sensibilidade sem que o paciente perca a consciência. Por serem anestésicos locais, são comumente usados em tratamentos dentários, aplicações tópicas e mesmo em alguns procedimentos cirúrgicos. Embora atuem de forma semelhante no organismo, suas estruturas e potências são diferentes.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades gerais

Anestésicos locais bloqueiam os canais de sódio das membranas celulares. Ao restringir a possibilidade dos canais de sódio se abrirem ou tornarem-se ativos, a membrana não pode transmitir nenhuma ação em potencial. Ou seja, a membrana fica impossibilitada de enviar mensagens sensoriais aos neurônios.

Semelhanças estruturais

A estrutura dos anestésicos locais é importante para a função que exercem. Cada anestésico possui um anel aromático lipofílico que aumenta a solubilidade dos lipídios (gorduras), aumentando também sua habilidade em atingir os neurônios e potencializar os efeitos do anestésico. Além disso, tanto a lidocaína quanto a benzocaína possuem um terminal amina (um NH no final). Essa porção da estrutura faz diferença quanto à habilidade do anestésico de se transformar em uma substância solúvel em água ou uma substância solúvel em gordura. Para que a substância seja injetada, como costuma ser feito com a lidocaína, ou para que ela componha uma suspensão otológica, uso comum da benzocaína, é necessário que ela seja solúvel em água. Isto é, ela deve ser um soluto. Todavia, ao adentrar o organismo, ela deve se transformar em uma substância dissolvível em gordura a fim de que possa penetrar o neurônio e induzir o efeito anestésico.

Lidocaína vs. benzocaína
A estrutura dos anestésicos locais é importante para a função que exercem

Diferenças estruturais

A benzocaína e a lidocaína possuem diferenças em suas estruturas. A lidocaína é um anestésico do grupo amida por ser uma ligação de moléculas amida (NH ligada a um carbono com uma dupla ponte de oxigênio). A benzocaína, por sua vez, é um anestésico do grupo dos esteres porque possui uma cadeia carbono-oxigênio-carbono com uma dupla ponte de oxigênio. Por ser um anestésico do grupo amida, a lidocaína é metabolizada no fígado.

Usos

A benzocaína normalmente é usada como anestésico tópico. Compõe a fórmula de vários fármacos que prescindem de receita médica como produtos para queimaduras de sol, pomadas para afta e remédios para dor de ouvido. A lidocaína é mais forte que a benzocaína e por isso é mais comum em remédios vendidos apenas sob prescrição médica. A lidocaína pode ser encontrada nas versões em creme, gel, líquido ou em adesivo e geralmente é indicada para o alívio de coceira, queimação, inflamação e dores na pele. Também é usada por dentistas durante seus procedimentos.

Cuidados

Se usados em doses cuidadosas, os efeitos anestésicos da lidocaína e da benzocaína são úteis para diversos males. Todavia, pode ocorrer intoxicação, especialmente por lidocaína, já que seus efeitos penetram mais fundo no organismo. Se grandes quantidades forem utilizadas, as sinalizações aos neurônios podem ser negativamente afetadas, deprimindo o sistema nervoso central e resultando em convulsões. A Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA) emitiu um aviso em janeiro de 2009 acerca do uso de anestésicos locais como a lidocaína em tratamentos cosméticos. Duas mulheres que usaram anestésicos tópicos ao fazerem depilação a laser sofreram convulsões que evoluíram para um estado comatoso, culminando na morte das pacientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível