O que comer se você tem problemas de fígado

Escrito por faith mcgee | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que comer se você tem problemas de fígado
O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Muitas doenças podem causar problemas de fígado. Não importa por que seu fígado está funcionando de maneira anormal, você precisa mudar sua dieta para aliviar os sintomas e promover um funcionamento saudável desse órgão. Felizmente, ao incorporar refeições saudáveis a sua dieta e se abster de alimentos específicos que causam dano ao órgão, você será capaz de prevenir sérias complicações.

Outras pessoas estão lendo

Proteína

Coma pouca proteína e produtos de origem animal. As pessoas com algum dano no fígado podem apresentar amônia, que é tóxica, em sua circulação sanguínea. Felizmente, você pode obter a quantidade certa de proteína comendo vegetais. Os alimentos à base de soja têm sido facilmente encontrados nos últimos anos. Atualmente existem vários alimentos que você pode experimentar, como leite de soja, tofu, queijo de soja e produtos com proteína de soja. Esse é um processo de erros e acertos, já que podem existir vários alimentos que você pode não gostar, mas continue experimentando diferentes produtos. Os vegetais podem lhe dar tudo o que precisa. Coma diariamente vários vegetais, como legumes, espinafre e brócolis. Pratos como feijões com pimenta, sopa de lentilha, sopa de feijão, saladas com espinafre e brócolis no vapor temperados com limão ajudarão você a obter a quantidade correta de proteína.

Carboidratos

Alimente-se de carboidratos. Ao comê-los, você estimula a produção de glicogênio no fígado. Ele é quebrado mais tarde para produzir energia. Isso não significa que você deve comer alimentos processados ou que tenham grande quantidade de açúcar. Mantenha um bom nível de açúcar no sangue comendo entre cinco e oito pequenas refeições todos os dias. Coma vários alimentos integrais, como arroz integral, pão e macarrão integral, panquecas de trigo sarraceno e linhaça. Esses carboidratos complexos farão com que você se sinta saciado por mais tempo e diminuirão os picos nos níveis de açúcar em seu sangue.

Alimentos gordurosos

Várias pessoas com problemas de fígado têm dificuldades em digerir ou absorver gordura, portanto, evite frituras. Coma uma quantidade muito limitada de manteiga, margarina, azeite de oliva extra virgem, creme vegetal, laticínios e alimentos processados. Isso significa que você terá que ler os rótulos dos produtos que comprar. Consuma apenas óleos vegetais extraídos a frio e crus. Você pode comer molhos de salada, mas não em excesso. Não coma alimentos tipo "fast-food", já que eles exigem muito esforço do fígado. Experimente diferentes receitas cruas. Elas não apenas têm pouca gordura, como podem ser deliciosas, como você poderá talvez averiguar. Também é essencial que você não beba álcool, se tem lesões no fígado. O consumo de qualquer bebida alcoólica vai prejudicar as células do fígado e evitar a passagem normal do sangue. Faça a diferença na saúde do seu fígado seguindo uma dieta que ajudará a curá-lo e a manter um funcionamento normal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível