Comparação entre o esqueleto humano e de felinos

Escrito por kea grace | Traduzido por david pohl
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação entre o esqueleto humano e de felinos
Este crânio de gato se assemelha muito ao crânio humano, mas ainda assim é diferente (cat skull image by JASON WINTER from Fotolia.com)

À primeira vista, pode parecer haver poucas similaridades entre o esqueleto de um humano e de um gato. No entanto, se você olhar com mais atenção, irá encontrar várias semelhanças no formato, estrutura e função.

Outras pessoas estão lendo

Evolução

A evolução moldou o gato como um caçador e predador. Tudo nos gatos evoluiu para formar um animal ágil, flexível e lutador. Em contraste, o esqueleto humano foi formado para prover ao homem força e estabilidade.

Semelhanças

Há várias semelhanças entre o gato doméstico de hoje em dia e os humanos. Assim como quase todo mamífero terrestre, ambos possuem crânio e mandíbula bem formados, sete vértebras cervicais, uma coluna cervical e quatro membros.

Tamanho e forma

A diferença mais óbvia entre o esqueleto de humanos e de gatos é o tamanho. Sendo cerca de 20 a 25 vezes maior que o tamanho do esqueleto de um felino doméstico comum, o humano é muito maior e mais forte. Humanos são feitos para serem bípedes, ou seja, para andar sobre duas pernas. Deste modo, seus quadris e espinha dorsal têm uma forma diferenciada e são muito mais sólidos que os dos quadrúpedes felinos.

Comparação entre o esqueleto humano e de felinos
A estrutura do quadril de um gato move-se para frente, assim ele pode andar sobre as quatro patas (cat image by Darren Ager from Fotolia.com)

Diferenças

Apesar dos seres humanos serem muito maiores, os gatos possuem 250 ossos em seu esqueleto, em comparação aos 206 daqueles. Os ossos extras do felino localizam-se, em sua maioria, na espinha dorsal, o que lhes garante uma flexibilidade e agilidade maiores. Um gato possui de 52 a 53 vértebras; humanos possuem entre 32 a 34. Estes ossos extras são espaçados e têm um revestimento acolchoado, o que confere aos gatos a flexibilidade para girar, virar e contorcer-se. Humanos têm clavículas, enquanto os gatos não. Porém, estes têm um conjunto de ossos avulsos em seus ombros, o que lhes permite embrenhar-se em qualquer fenda pela qual a cabeça passe.

Função

Tanto em gatos quanto em humanos, o esqueleto fornece o mesmo conjunto básico de funções. Devido a densidade e rigidez do osso, o esqueleto constitui a firme estrutura em que os demais sistemas do corpo aderem. A forma básica de um corpo é determinada por seu esqueleto. A estrutura óssea também serve para proteger órgãos vitais, como o cérebro, coração e pulmões. Outra de suas funções é ser base para qualquer movimento. Funciona, também, como um ponto de adesão para todos os músculos, e serve como uma série de alavancas que movimentam o corpo. Longe de ser um organismo sem vida, esta estrutura é extremamente produtiva. A medula óssea produz cerca de 2,6 milhões de glóbulos vermelhos por segundo e é a base do sistema imunológico. O esqueleto de gatos e humanos age como um depósito de minerais, como o cálcio e o fosfato.

Comparação entre o esqueleto humano e de felinos
O esqueleto humano confere forma ao corpo (skeleton image by jeancliclac from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível